Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

8 de Março

Homenagens e lutas marcam Dia Internacional da Mulher em Jacuizinho

Centenas de pessoas, em sua grande maioria mulheres rurais, participaram nesta quinta-feira, 8, no Parque Municipal de Eventos, em Jacuizinho, do Encontro Intermunicipal de Mulheres da região Centro Serra. O evento, que está em sua 26ª edição, teve como objetivo fortalecer o papel da liderança feminina na família, na organização e desenvolvimento da sociedade, bem como integrar as organizações de mulheres agricultoras da região Centro Serra. 

A programação teve início com a palestra com o economista e jornalista Luiz Roberto Canello e da cantora Fernanda Spadari que, intercalando fala e música, abordou o tema do evento “Mulher empreendedora: sensibilidade, competência e superação”. Canello destacou a importância de gostar de si mesma, do otimismo, de valorizar o que há de bom na vida de cada uma das mulheres e de definir objetivos.

Finalizando as atividades da manhã, foram realizadas apresentações artísticas com integrantes do Grupo Cultural do município, que trouxe para o palco danças das culturas açoriana, italiana, alemã, africana e gaúcha. No período da tarde foi realizada a abertura oficial do Encontro, na qual foi apresentada pela presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Jacuizinho, Carina Costa, a Carta de Jacuizinho, na qual as agricultoras buscam junto às lideranças melhores condições para as mulheres rurais.

Publicidade

Neste ano, constaram no documento questões como a manutenção dos atuais critérios para a concessão da aposentadoria para as mulheres agricultoras aos 55 anos e 60 anos para os homens, a ampliação do período de licença maternidade para a mulher agricultora de quatro para seis meses, programas e serviços especializados de suporte a atendimento às mulheres vítimas de violência, com a criação de Centros de Referência de atendimento a Mulheres, maior participação das mulheres na política, construção de escolas de Educação Infantil com berçários no meio rural, acesso a políticas publicas de forma continuada para o fomento à inclusão social e produtiva das famílias rurais em condição de pobreza, priorizando as famílias geridas por mulheres, e ampliação do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, priorizando as famílias geridas por mulheres, entre outras.

Após a leitura das reivindicações, as agricultoras realizaram a entrega do documento às lideranças presentes, entre elas o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, e a gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lucia Souza. O presidente da Emater/RS destacou a importância da mulher rural. “Heroínas são essas mulheres que estão aqui hoje e estão no dia a dia com suas famílias, que estão nas propriedades produzindo alimentos de qualidade. Precisamos de melhores condições para que as famílias permaneçam no interior e que nossas lideranças políticas olhem para o meio rural e contribuam para o desenvolvimento das famílias. O Rio Grande do Sul que dá certo é feito por cada uma de vocês, com o seu trabalho e sua luta diária”, frisou Kuhn.

Escolha da corte das Trabalhadoras Rurais

Publicidade

Em seguida, a programação teve continuidade com o desfile das candidatas à corte das Trabalhadoras Rurais. Cada delegação dos dez municípios presentes foi representada pela agricultora presidente das associações de trabalhadoras rurais. Foram eleitas, como rainha a agricultora Marli da Silva, do município de Estrela Velha, as princesas Itamara Scotta e Vera Lucia Ortiz de Camargo, dos municípios de Sobradinho e Jacuizinho, respectivamente, e como mulher simpatia foi eleita a agricultora Maristela Kisst, do município de Arroio do Tigre.

Após a escolha das soberanas regionais o público pode acompanhar o show de Cazar Brassini e Banda Enigma. O 26º Encontro Intermunicipal de Mulheres da Centro Serra foi promovido pela Associação das Trabalhadoras Rurais de Jacuizinho, Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Jacuizinho, Câmara de Vereadores e Associação Comercial de Jacuizinho e contou com o apoio da Sicredi e Cotriel. Participaram do encontro agricultoras dos municípios de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.

“Esse foi um evento muito bom e maravilhoso. Pela primeira vez o nosso município de Jacuizinho foi sede desse Encontro e tudo ocorreu como planejamos. Estamos muito felizes”, avaliou a agricultora e presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Jacuizinho, Carina Costa. Em 2019 o município de Ibarama será a sede do 27º Encontro Intermunicipal de Mulheres da Centro Serra.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.