De uns tempos pra cá ficou muito mais fácil para o cidadão encaminhar suas demandas à Prefeitura de Santa Cruz do Sul. É que há um ano, o município disponibiliza para a comunidade, através da Central de Atendimento ao Cidadão (CACI), um número de WhatsApp (9 8443 0312). Por dia chegam pelo aplicativo cerca de 120 mensagens. A maioria são solicitações de serviços, mas também há comentários, reclamações e elogios.
Conforme o responsável pelo serviço, Charles Von Ortengerg, em torno de 47,98% dos pedidos feitos são referentes à iluminação pública e a resolutividade é praticamente de 100% nesses casos. O restante das demandas envolve buracos nas ruas, descarte de lixo em local indevido, limpeza de terrenos baldios, podas de árvores e reparos em geral de equipamentos públicos. “Tudo varia também conforme a época do ano. Agora no verão recebemos muitos pedidos para limpeza de terrenos, devido ao depósito de lixo em locais proibidos e também em razão da vegetação alta”, disse.
Após chegarem pelo aplicativo até a Central de Serviços e passarem por uma triagem, as demandas são devidamente encaminhadas às áreas responsáveis, que providenciam o atendimento correto das mesmas. “Acredito que esse canal facilitou muito a vida das pessoas. Muita gente, em função do trabalho que executa, não dispõe de tempo para vir até a Prefeitura em busca de uma solução para o seu problema. Através do WhatsApp isso é feito de uma forma muito mais rápida”, observou o secretário municipal de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior.
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Para o secretário, o ingresso da Prefeitura nas redes sociais é uma melhora na comunicação entre poder público municipal e cidadão. “Trata-se de uma necessidade, não de algo meramente acessório. Hoje não é mais possível prescindir de ferramentas que estão aí para facilitar a vida das pessoas. Virar as costas para uma tecnologia que está praticamente ao alcance de todos é parar no tempo e, pior ainda, andar pra trás. Tal qual a iniciativa privada, o serviço público também precisa acompanhar estes avanços”. Ele lembra que a Administração Municipal também já está no Instagram e, em breve, terá uma página oficial no Facebook.
Veja os dez assuntos mais solicitados pelo WhatsApp:
1 – Iluminação – 41,98%
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2 – Concurso público e processo seletivo – 10,07%
3 – Rua (buraco, avaria, placa, melhoria) – 7,63%
4 – Fiscalização – UCEFEX (calçada, terreno sujo, construções irregulares/abandonadas, alvarás) – 5,56%
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5 – Contatos/horário funcionamento das secretarias – 5,54%
6 – Lixo, lixeiras, entulhos, galhos – 4,14%
7 – Saúde – 3,77%
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8 – Trânsito – 3,51%
9 – Árvore – 0,99%
10 – Transporte coletivo (inclui paradas e fiscalização) – 0,97%
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