Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Escola Estadual José Wilke vai oferecer ensino em tempo integral

A Escola Estadual de Ensino Fundamental José Wilke, no Bairro Avenida, será a primeira da zona urbana de Santa Cruz do Sul a oferecer ensino em tempo integral, que implantará já neste ano. Até agora, o único colégio estadual do município com esse sistema é a Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família, de Linha Pinheiral. 

Para a diretora da José Wilke, Roseli de Fátima Alnoch, essa é uma boa notícia para a direção da escola e pais de alunos,  os quais já haviam manifestado o desejo de que fosse implantado o tempo integral no educandário. “Assim, os pais também não têm custo com os filhos no turno inverso ao escolar, pois não precisam se preocupar com outras atividades para eles ou com alimentação”, observa. 

A direção acredita que o tempo integral  será um atrativo para ampliar o número de alunos, que hoje é pequeno, e também aumentará a qualidade da educação ofertada. Isso porque o colégio passará a ter atividades diferenciadas na área recreativa e de reforço do ensino com as ações no turno inverso. Segundo Roseli, o sistema também contribuirá para a José Wilke melhorar sua avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), uma vez que os alunos terão mais oportunidades de expandir seus conhecimentos.

Publicidade

Atualmente, o educandário tem 120 alunos do 1º ao 9º ano. Eles são moradores de diferentes bairros, como o Avenida, o Schulz e o Senai. Até o último ano, a José Wilke oferecia quatro horas de aula por dia. A partir de 2018, os estudantes ficarão na escola pela manhã e à tarde. Eles receberão lanche nos dois turnos, além de almoço. Vagas serão abertas para todos os anos. As atividades complementares para realização no turno inverso devem ser definidas nos próximos dias. 

A equipe do colégio hoje é composta por 18 profissionais, entre professores e funcionários. Para a implantação do novo sistema, o quadro precisará ser ampliado. A quantidade necessária de funcionários ainda vai ser definida. Já a estrutura física atual, com nove salas de aula e outras dependências, é considerada suficiente pela direção. A volta às aulas na José Wilke está prevista para o dia 26 de fevereiro e, até lá, tem que estar tudo preparado.

Matrículas

Publicidade

A partir desta sexta-feira até 9 de fevereiro, a José Wilke vai realizar as matrículas de novos alunos (do 1o ao 9o ano). O atendimento será prestado na escola das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.  O aluno proveniente de outro educandário deverá ir à José Wilke e solicitar o atestado de vaga, documento que terá de levar no colégio de origem para pedir transferência. Além disso, conforme a diretora Roseli Alnoch, para as novas matrículas também será preciso apresentar certidão de nascimento do estudante, de documentos dos pais ou responsável legal e comprovante de endereço.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.