O primeiro desfile temático da edição deste ano da Christkindfest, realizado no início da noite de sábado, atraiu muita gente para o centro da cidade. Um público formado por pessoas de todas as idades, incluindo grande número de crianças e famílias, lotou as calçadas da Rua Marechal Floriano para ver alegorias e adereços, com a participação de 250 figurantes, desenvolvendo o tema “A vida é um jogo, sorria para ela”. Muitas pessoas levaram cadeiras e se acomodaram confortavelmente para acompanhar o alegre e contagiante desfile.
Todas as alas da apresentação procuraram interagir com o público e ganharam muitos aplausos. Das crianças, receberam também muitos sorrisos e manifestações de encantamento, principalmente os que representaram personagens de histórias infantis. As amigas Paola Simone Machado da Silva, 8 anos, e Marya Eduarda Flores, 6 anos, eram só alegria. Questionadas sobre o que mais gostaram de ver, responderam: de tudo.
O desfile contou com soldadinhos de chumbo na comissão de frente, em ritmo de marcha. Em seguida, teve o carro abre alas, abordando as origens germânicas com a Família Fritz. Outra alegoria tratou do tema do evento deste ano, com um grande livro que se abre e mostra o que se imagina que é a vida. Outra, com peças imitando as do jogo de xadrez, procurou lembrar que a vida é um jogo, no qual que se tem vitórias e perdas, como observou o criador do tema e organizador do desfile, Sérgio Ávila.
Publicidade
A apresentação também contou com o carro do presépio, abordando o nascimento de Jesus, e com outro tratando dos sonhos de Natal. A árvore de Natal, neste caso com seis metros de altura, e a chegada do Papai Noel no trenó não ficaram de fora. E nesta edição o desfile ainda teve a participação, em seu fechamento, da Banda Marcial Fortaleza, de Rio Pardo, tocando as músicas tradicionais de Natal.
Os integrantes do desfile também se mostraram contentes em participar. Bianca Rauber, 18 anos, por exemplo, faz parte do evento pelo segundo ano consecutivo e diz que participa por vontade de expressar carinho, principalmente às crianças, que ficam felizes assistindo ao desfile. “Elas passam uma energia que faz muito bem para a gente”, salientou.
Espírito natalino
Publicidade
Realizada pela Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), a atividade busca, conforme Sérgio Ávila, proporcionar divertimento e também emoção às pessoas, agregar a comunidade, confraternizar e transmitir o espírito natalino a todos. Irineu da Silveira, 85 anos, que estava na Marechal Floriano assistindo, disse que o desfile foi lindo. “A cada ano está mais bonito”, acrescentou.
Para Marieli Rabuske, 27 anos, a magia do Natal é encantadora e o evento transmite isso, alegrando principalmente as crianças. Jefferson Sehnem, 27 anos, de Vera Cruz, namorado de Marieli, também aprova o evento e destaca a forma como os participantes interagem com o público. Dia 16, às 20h30, tem outra edição do desfile.
Publicidade