A atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico ganha uma nova parceira. Em cerimônia realizada na manhã dessa sexta-feira, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) firmou contrato com a Prefeitura e assegurou concentrar esforços para aprimorar os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana. Construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), soluções de esgoto para Linha Santa Cruz e Linha João Alves e localização de novos reservatórios para minimizar os transtornos do desabastecimento estão entre os pontos a serem investigados pelos técnicos do Núcleo de Gestão Pública da instituição.
Conforme o novo coordenador do plano de atualização e professor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Felipe Kruger Leal, dentre as principais diferenças deste para o primeiro documento de atualização, feito em 2013, estão a adição do tópico drenagem e o pensar soluções de prevenção para alagamentos. “Até então somente o abastecimento e o esgoto eram investigados. Agora poderemos observar in loco, fazer uma avaliação técnica, dialogar com a Corsan e apresentar as discussões à comunidade.”
Após a criação do Plano Municipal ainda em 2010, a primeira atualização foi executada por uma empresa privada. Conforme o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt, a escolha pela Unisc se deu em razão da proximidade que a instituição possui com a comunidade. “Temos certeza de que os pesquisadores e técnicos estão a par dos anseios da cidade no que diz respeito ao saneamento básico. Eles terão condições de ir no cerne do problema.”
Publicidade
O coordenador do documento, professor Felipe Kruger Leal, acrescentou que, após a assinatura do contrato, o plano envolverá três etapas: diagnóstico (verificação e investigação dos problemas); prognóstico (proposição de soluções) e apresentação final do documento. Cada processo deverá durar cerca de seis meses: dois para cada etapa. “Fazemos questão de ressaltar que ao fim de cada etapa organizaremos audiências públicas com o objetivo de mostrar aos cidadãos o que foi proposto”, complementa.
Os recursos para o pagamento do serviço são provenientes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, por meio do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor de R$ 156 mil. A assinatura do contrato foi feita pelo prefeito Telmo Kirst e pela reitora da Unisc, Carmem Lúcia de Lima Helfer, em ato no Palacinho.
Publicidade