Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LANÇAMENTO

Setor reunido nos 21 anos do Anuário do Tabaco

O Sistema Integrado de Produção de Tabaco, considerado o grande diferencial do Brasil no mercado mundial do setor, é o grande destaque do Anuário Brasileiro do Tabaco 2017, assinado pela Editora Gazeta, da Gazeta Grupo de Comunicações. A publicação foi lançada oficialmente nessa sexta-feira, em reunião-almoço no Quiosque da Praça que contou com os principais protagonistas da cadeia produtiva, além de autoridades municipais, estaduais e federais, dentre elas o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. Os convidados foram recepcionados pelo diretor-presidente da Gazeta, André Luís Jungblut, e por membros da diretoria e da equipe da editora.

A edição deste ano apresenta 128 páginas, com textos em português e inglês, além de vasto material fotográfico. Aborda temas como produção, mercado, perfil do cultivo, programas setoriais, eventos e estatísticas, além de série especial sobre os cem anos da Produção Integrada, que serão comemorados em 2018.

Ao completar mais de duas décadas de circulação ininterrupta, o anuário se tornou uma espécie de patrimônio do setor, que o usa como documento para apresentar o Brasil diante do mercado internacional, nos cinco continentes. “Este tempo só serviu para reforçar a cada ano mais e mais esta parceria entre um setor produtivo, industrial e exportador e uma publicação que traduz esse trabalho, em linguagem apropriada à tomada de decisão nos negócios”, frisou o editor da Editora Gazeta, Romar Beling, em pronunciamento.

Publicidade


Autoridades públicas e líderes setoriais com o diretor-presidente da Gazeta,
André Luís Jungblut (terceiro a partir da direita na foto)
Foto: Lula Helfer

Beling lembrou que o Brasil assumiu a liderança nas exportações de tabaco em 1993, e que apenas quatro anos mais tarde, em 1997, foi lançado o primeiro anuário. “Não foi casualidade. A cadeia produtiva sentia que precisava de uma ferramenta que salientasse seus méritos, seus diferenciais e seus potenciais para o mundo. Assim se passaram 21 anos”, frisou. Essa experiência pioneira em jornalismo voltado ao agronegócio inclusive foi o estímulo para que a editora, nessas duas décadas, lançasse de modo sucessivo mais de 20 anuários direcionados a outros setores.

O conteúdo envolve ampla pesquisa com produtores, empresas, líderes e pesquisadores. A partir de agora, o Anuário Brasileiro do Tabaco passa a ter circulação dirigida a público vinculado a esse segmento e também poderá ser acessado gratuitamente em formato eletrônico no site www.editoragazeta.com.br.

Publicidade

Entidades valorizam esse panorama da produção

A forte presença de autoridades e líderes de entidades e empresas do setor do tabaco no lançamento da publicação a cada ano mostra o comprometimento da cadeia com essa iniciativa. Para o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke, o anuário tem papel estratégico. “Sempre usamos o material quando recebemos delegações de outros países. E as empresas também têm nele uma peça de comunicação fundamental, principalmente em âmbito internacional”, disse.

Ressaltou a série de matérias abordando o Sistema Integrado. “A Produção Integrada é uma espécie de patrimônio do setor, e que serviu de modelo para outras cadeias produtivas, não só do Brasil como do exterior”, mencionou. “Se o Brasil tem a liderança na exportação mundial, é devido a esse sistema de integração.”

Publicidade

Já o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, acredita que o conteúdo é o grande segredo para a longevidade do Anuário Brasileiro do Tabaco. “A gente o vê como um facilitador muito grande. Incentiva a cadeia produtiva no aumento de qualidade e de produtividade, além de enfatizar questões ambientais e sociais que envolvem o cultivo”, salientou.

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Carlos Galant, por sua vez, apontou o caráter aglutinador de cada edição. “É uma versão oficial do setor e que tem circulação dirigida. Trata-se de um documento importantíssimo para que possamos apresentar detalhes do nosso segmento a pessoas que não conhecem profundamente a produção”, ressaltou.


Andréa Lenz, da Editora Gazeta, entrega exemplar do anuário ao prefeito Telmo Kirst
Foto: Lula Helfer

Publicidade

Para ter acesso

Tanto o Anuário Brasileiro do Tabaco 2017 como outras publicações da Editora Gazeta podem ser acessados gratuitamente no site www.editoragazeta.com.br. Exemplares físicos podem ser adquiridos também por essa via ou ainda na Casa de Clientes da Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz do Sul.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.