Sua Gazeta do Sul mudou. O jornal que você tem em mãos (seja em papel ou na tela do computador, tablet ou smartphone) está com visual renovado, alinhado ao que há de mais moderno no segmento. As páginas ficaram mais limpas e arejadas, assegurando uma experiência mais agradável na hora da leitura. Um dos únicos elementos mantidos em relação ao visual utilizado até então é o tamanho e o espaçamento das letras dos textos, itens elogiados pelos leitores nas pesquisas internas realizadas pela Gazeta do Sul em parceria com o Instituto Methodus, de Porto Alegre.
As novidades começam já na capa do jornal. A marca em destaque passa a ser a mesma que já é utilizada pelos demais veículos da Gazeta Grupo de Comunicações. O nome Gazeta aparece em destaque (com “do Sul” um pouco menor), reforçando justamente o perfil multiplataforma do grupo. Em Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Sobradinho são dois jornais, cinco emissoras de rádio, uma editora de abrangência nacional e um portal de notícias na internet.
“Há sete décadas a Gazeta possui um vínculo muito forte com a comunidade regional. Seja jornal, rádio ou site de notícias, para o público é Gazeta. Por isso mesmo optamos pela valorização da marca na capa. É moderna, dinâmica e traduz bem a nova fase do jornal”, resume Luiz Adolfo Lino de Souza, jornalista e professor da PUC-RS com 35 anos de experiência em design de jornais.
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Na criação e implantação do novo projeto gráfico da Gazeta do Sul, Luiz Adolfo (que também preside a Associação Riograndense de Imprensa) trabalhou em parceria com Márcio Machado, coordenador de arte-final do jornal. A aplicação do novo leiaute ficou a cargo da equipe de diagramação da redação. “Foram seis meses de trabalho envolvendo os times da redação, do comercial e da gráfica desde a definição do que precisaria mudar até a impressão de uma edição de teste”, conta o diretor de conteúdo multimídia da Gazeta Grupo, Igor Müller.
Mais do que o visual, a Gazeta atualiza também seu projeto editorial. O jornal terá mais espaço para notícias curtas, voltadas à prestação de serviço para a comunidade. Reportagens investigativas e de checagem de fatos também passarão a ser mais comuns a partir de agora. “Tudo isso sempre voltado para o público local e regional”, garante o diretor de conteúdo.
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