Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Contrato para “reforço” da Corsan será assinado dia 23

O governador José Ivo Sartori (PMDB) vai assinar, no próximo dia 23, o contrato com uma empresa privada que passará a atuar em Santa Cruz do Sul para reduzir o problema crônico das perdas de água, um dos principais gargalos do sistema de abastecimento do município. A data foi confirmada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Ao todo, a Corsan vai investir R$ 9,6 milhões na contratação da empresa MBC Serviços de Saneamento Ambiental, de Santa Catarina, escolhida por meio de licitação. Trata-se do chamado “contrato de performance”, um modelo já adotado por outras companhias públicas de saneamento no país – como a paulista Sabesp –, mas que será aplicado pela primeira vez pela estatal gaúcha. “É um modelo moderno e estamos seguros de que terá bons resultados para o município”, alegou o presidente da companhia, Flávio Presser.

Atualmente, o índice de perdas em Santa Cruz chega a impressionantes 52% – o que significa que mais de 50% da água tratada não chega às torneiras das residências. Embora também ocorram as chamadas perdas comerciais (em função de ligações clandestinas), o principal problema são os vazamentos.

Publicidade

Dentre as metas que a MBC terá, está a de substituir 20 quilômetros de redes precárias, suscetíveis a rompimentos. Além disso, a empresa vai trabalhar na troca de hidrômetros, detecção de vazamentos invisíveis e controle de níveis de pressão, entre outros. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.