O Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz (Neus) recebe, neste fim de semana, estudiosos e curiosos sobre os fenômenos dos objetos voadores não identificados (ovnis). O encontro ocorre desde as 14 horas deste sábado, 4, na Câmara de Vereadores. No domingo, haverá reunião entre os pesquisadores, em um evento fechado para o público, no qual irão debater suas descobertas.
Segundo o coordenador do Neus, Rafael Amorim, o Encontro de Grupos de Estudos Ufológicos do Sul (Egeus) é realizado três vezes por ano e, para esta edição, Santa Cruz foi escolhida como sede. “Estamos em uma região na qual existem relatos frequentes de ovnis e algumas pessoas que se dedicam a estudar esses eventos”, comenta.
Rafael Amorim é coordenador do Neus. Foto: Bruno Pedry.
Publicidade
O interior de Vera Cruz, Sinimbu, Candelária e Rio Pardinho, em Santa Cruz do Sul, é uma região de constante atividade de ovnis. “Muitas vezes as pessoas não relatam, mas a toda hora recebemos informações, vídeos e fotos destas localidades”, conta Amorim. No entanto, de acordo com ele, ainda não se sabe o que atrairia os objetos para a região.
O caso mais recente – a aparição de sinais de luz em Rio Pardinho –, foi registrado na noite de quarta-feira, 1º. “A Força Aérea explicou que realiza um treinamento com caças sobre a região, mas ele ocorre durante o dia e os fenômenos apareceram à noite”. Segundo Amorim, o aparecimento de ovnis já teria ocorrido naquela propriedade em outras oportunidades.
Publicidade
A ufologia e a espiritualidade
O coordenador do Núcleo de Estudos Ufológicos de Santa Cruz destaca que dentro dos estudos dos ovnis existem várias vertentes. Uma delas leva parte dos observadores a inclinarem suas pesquisas para o lado da filosofia e da espiritualidade.
“Trata-se de um assunto ainda mais delicado, mas que ganha peso nas discussões ao redor do mundo”, justifica Amorim. Para dar mais subsídios sobre o tema, o encontro deste sábado recebe Marco Antonio Petit, autor de 12 livros sobre o assunto. Ele estuda a ufologia há 40 anos e trabalha com a ligação com a espiritualidade. Em sua apresentação, Petit aborda a relação de ovnis com a paleontologia, na palestra intitulada “A origem extraterrestre da humanidade e a história dos guardiões”.
Publicidade