Faleceu nessa segunda-feira, 30, a ex-professora do Curso de Letras da Unisc, Alba Olmi. Aos 84 anos, ela residia em São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde será sepultada nesta quarta-feira, 1º.
Em Santa Cruz do Sul, Alba deixa muitos amigos, ex-colegas e ex-alunos, como o professor Carlos Ayres, ex-colega do departamento de Letras da Unisc. Segundo ele, ela foi professora de Língua Inglesa e de Linguística do departamento, entre os anos de 1981 a 2007.
“Ela teve uma atuação forte, pautada pela seriedade e qualidade do trabalho desenvolvido. Carismática e exigente, fez seguidores que se apaixonaram pelos caminhos teóricos e práticos que ajudou a construir”, recorda Ayres.
Publicidade
Natural de Milão, na Itália, Alba concluiu o mestrado em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1999. Dois anos depois, tornou-se doutora, também pela Ufrgs. Ela tinha larga experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos temas da literatura de trauma, literatura de testemunho, holocausto, cognição e retórica.