Estão em ritmo intenso os preparativos para o asfaltamento de uma das mais importantes ruas do Centro de Santa Cruz do Sul. Ao longo dessa quinta-feira, a Rua Marechal Deodoro, entre a Senador Pinheiro Machado e a Jorge Frantz, ficou com o trânsito parcialmente interrompido. O motivo foi a realização de obras de drenagem da via, preparatórias para a pavimentação. A expectativa é que a colocação do asfalto inicie no próximo mês.
Há possibilidade de que, nos próximos dias, ocorram novos bloqueios no local – a confirmação do fechamento depende do clima e do andamento dos serviços. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro Kroth, explica que a drenagem é a primeira etapa das intervenções de asfaltamento de qualquer rua. Nessa fase, são verificados canos e bueiros, para garantir o escoamento da água da chuva. “As ruas do Centro da cidade são muito antigas e, em algumas, a rede de esgoto pluvial não é adequada”, diz. Nesses casos, as correções são feitas antes, para que depois não seja necessário abrir o asfalto novo
Antes do asfaltamento, ainda serão corrigidos buracos. “Tudo tem que estar bem compactado no momento do asfaltamento, para evitar problemas posteriores.” Kroth destaca que este é um momento de correções da via, e é um pouco demorado, pois é preciso ter cautela com muitos detalhes. O secretário acredita que também em novembro inicie a pavimentação da Rua Thomaz Flores. Segundo Kroth, ainda é necessária uma troca de tubulação na esquina com a Gaspar Silveira Martins.
Publicidade
Chuva
Conforme o secretário, a chuva deste mês atrasou as atividades na cidade. “Como qualquer obra, o clima úmido praticamente impossibilita o trabalho”, explica. Contudo, ele garante que os serviços de pavimentação estão entrando na reta final. Segundo Kroth, os esforços são para que o asfaltamento da Thomaz Flores e da Marechal Deodoro seja concluído até o fim deste ano.
Publicidade