Santa Cruz do Sul está na rota de mais uma empresa do ramo de logística. A distribuidora de bebidas Giro, que tem sede em Montenegro, confirmou que vai instalar uma unidade no município.
Será o primeiro braço da empresa fora da matriz. O depósito ficará em um prédio locado, de 2 mil metros quadrados, próximo à Estação Rodoviária e com acesso direto à BR-471, que servirá de base para a distribuição em nove municípios da região. Hoje, toda a operação é centralizada no Vale do Caí. O valor do investimento – que contará com incentivo da Prefeitura no pagamento do aluguel – não foi divulgado, mas estima-se que serão gerados em torno de 40 empregos. O início da operação deve ocorrer apenas no ano que vem.
Atualmente, a Giro, que atende 9,6 mil clientes em 84 municípios (o que contempla 20% do território gaúcho), já mantém uma sala de vendas em Santa Cruz. Segundo o gerente comercial, Cleiton Pedro Rech, a decisão levou em conta o fato de o Vale do Rio Pardo ser uma região estratégica em termos de demanda. Nos planos de expansão da empresa, também consta a implantação de uma unidade no Vale do Taquari, embora ainda sem previsão.
Publicidade
A nova unidade vai praticamente dobrar a operação da empresa. Hoje são distribuídos em média 14 mil hectolitros por mês. Com o depósito de Santa Cruz, serão de 12 a 13 mil hectolitros a mais – um hectolitro equivale a 100 litros. Entre os clientes da empresa estão estabelecimentos de diferentes perfis, desde bares, botecos, padarias e restaurantes até supermercados e atacados
Conforme Rech, por não exigir estruturas mais complexas, como câmaras frias, o prédio que vai abrigar o depósito receberá apenas algumas melhorias.
Portfólio inclui Schin e Eisenbahn
Publicidade
A Giro, cuja matriz fica às margens da RSC-287, tem cinco décadas de atuação e já comercializou produtos de diversas marcas, como Kaiser, Coca-Cola, Brahma e Skol. Atualmente, distribui produtos da Brasil Kirin. O carro-chefe é a marca Schin, mas o portfólio inclui ainda cervejas como Glacial, Devassa, Eisenbahn e Baden Baden, além de refrigerantes, água mineral, energéticos, sucos, água de coco e saquê.
Com a aquisição da Brasil Kirin pela Heineken, confirmada em maio deste ano, a empresa também passará, futuramente, a comercializar produtos do grupo holandês. Ao todo, a Giro mantém cerca de 200 funcionários e opera com 45 caminhões.
Investimento consolida cidade como polo logístico no Estado
Publicidade
A vinda da Giro ocorre em um momento no qual Santa Cruz se consolida como polo logístico no Rio Grande do Sul. A localização central, a menos de 200 quilômetros dos maiores PIBs do Estado, somada a fatores como renda per capita elevada e oferta de mão de obra qualificada devido à presença de uma universidade, vem atraindo o interesse de distribuidoras nos últimos anos.
Atualmente, das 30 maiores empresas de Santa Cruz em valor adicionado fiscal, cinco são distribuidoras. Um dos destaques é a GAM, especializada na distribuição de medicamentos e cosméticos, que instalou uma unidade em Santa Cruz em 2013 e hoje é a sexta maior empresa do município.
Publicidade