Mais de 100 famílias atendidas pelo programa Criança Feliz, em Vera Cruz, receberam árvores doadas pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) na semana do Dia das Crianças. O programa foi implantado no município em janeiro deste ano, com o objetivo de fortalecer vínculos familiares. A iniciativa do Governo Federal funciona em conjunto com o programa Infância Melhor, do Governo do Estado.
Sete visitadoras atendem gestantes e crianças de até 6 anos em todo o município. “As famílias fizeram o plantio junto com os filhos, explicando que aquela mudinha precisa de cuidados para vai crescer bem. É uma analogia com o desenvolvimento infantil”, exalta Gabriela Ferreira, coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Social e integrante da equipe técnica do programa PIM/Criança Feliz.
A visitadora que atende o Bairro São Francisco, Heliane Brandão dos Santos, se comoveu ao presenciar uma das famílias, que não possuía árvores no pátio, realizar o plantio junto com o filho. “Foi emocionante”, resumiu.
Publicidade
Programa Criança Feliz
Por meio de visitas domiciliares, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil entre beneficiários do programa Bolsa Família. A intenção do Criança Feliz também é promover o desenvolvimento integral; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança; cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade; fortalecer a afetividade e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças, estimular atividades lúdicas e facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos.
Publicidade