Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saneamento

Obras se arrastam e Corsan pede paciência

É bom o santa-cruzense se acostumar, pois a rotina de encontrar buracos nas ruas ainda deve durar muito tempo. Agora, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está executando obras de substituição de redes de esgoto e, em seguida, serão trocados canos de distribuição de água. “Infelizmente, é tudo em via pública. Mas os transtornos são para melhorar”, destaca o gerente da Corsan de Santa Cruz, Armin Haupt, que pede paciência à comunidade.

Alguns dos buracos que mais têm gerado transtornos estão localizados na Rua Senador Pinheiro Machado, acima do cruzamento com a São José. Ao longo de duas quadras, obras inacabadas obrigam motoristas a trafegar na contramão. Os locais estão sinalizados e, segundo Haupt, a única etapa restante na Senador é a reconstrução do pavimento. “É um trabalho demorado. Tem que abrir o calçamento, tirar o equipamento antigo, instalar a nova rede, ligar às casas…”, explica.

De acordo com o gerente, a demora na recuperação do calçamento acontece porque a empresa responsável pelas obras tem equipes diferentes para cada trabalho. Conforme relata, os trabalhadores que trocaram as redes não são os mesmos que vão reparar a via. Assim, a necessidade de operários que estão em outros reparos atrasa o conserto.

Publicidade

Atualmente, as obras estão concentradas nos bairros Senai e Bom Jesus. Serviços semelhantes foram finalizados na João Pessoa, Tenente Coronel Brito, Marechal Floriano e Venâncio Aires. Ainda não foram definidos os próximos locais a receberem intervenções. Ao todo, serão 20 quilômetros de redes substituídas até o fim de 2018.

PROMESSÔMETRO

1) AMPLIAÇÃO DA ETA
A promessa: implantar três novos módulos junto à estação de tratamento para ampliar em 20% a capacidade de produção de água do município.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: está andando, até dezembro deve ser entregue.

Publicidade

2) REFORÇO DE EQUIPES
A promessa: deslocar equipes para atuar temporariamente na cidade, auxiliando em serviços da área comercial e liberando os técnicos locais para se dedicaram à parte operacional, como consertos de vazamentos.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: cumprido. Cinco equipes atuaram na cidade por 90 dias.

3) CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRIVADA
A promessa: licitar uma empresa para fazer um diagnóstico operacional do sistema e atuar nos pontos críticos, em paralelo ao trabalho da Corsan.
Quando foi prometido: 7 de março.
Status: não andou. Empresa ainda trabalha na elaboração do projeto.

4) RESERVATÓRIOS
A promessa: implantar dois reservatórios-pulmão, um no Bairro Santo Antônio e outro próximo à estação de tratamento.
Quando foi prometido: 10 de janeiro.
Status: está andando. Empresa contratada elaborou o projeto e em breve começará as obras.

Publicidade

5) NOVA ADUTORA
A promessa: construir um nova adutora ligando o Lago Dourado à estação de tratamento, desativando duas adutoras antigas que rompem com frequência.
Quando foi prometido: 22 de março. 
Status: está andando. Pelo menos 90% da obra já foi concluída.

6) POÇOS ARTESIANOS
A promessa: perfurar cinco poços nos bairros Santo Antônio, Esmeralda, Aliança e Linha Santa Cruz.
Quando foi prometido: 5 de abril.
Status: está andando. Três poços já foram perfurados. No próximo mês, os outros dois devem ser finalizados.

7) ESGOTO
A promessa: tratar metade do esgoto da cidade até dezembro de 2018. Hoje, o índice é de 20%.
Quando foi prometido: 5 de abril.
Status: está andando. Redes estão sendo substituídas em diversos pontos da cidade.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.