As crianças recém-nascidas internadas na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Santa Cruz (HSC) contam desde maio com a ajuda de novos amigos. Um projeto intitulado Meu Amiguinho dos Sete Mares, leva polvos de crochê para auxiliar no processo de recuperação dos bebês. Nesta semana, Nesta semana, o grupo Amigas do Bem, de Linha Henrique D’Ávila, interior de Vera Cruz, entregou 18 polvos de crochê confeccionados pelas voluntárias. O grupo é coordenado pela Agente Comunitária de Saúde, Vaneila Helfer.
As amigas começaram a se reunir em maio, inicialmente como um grupo de saúde, que logo passou a produzir artesanato e realizar trabalhos sociais. Cerca de 30 voluntárias fazer parte do grupo que se encontra semanalmente no posto de saúde da localidade. A ideia de confeccionar polvos surgiu após tomarem conhecimento do projeto realizado no HSC.
O grupo é aberto e a confecção dos polvinhos deve continuar. Quem estiver disposto a participar e doar um pouco do seu tempo em prol do próximo, pode ingressar no grupo. A próxima meta é confeccionar seios de crochê para mulheres que enfrentam câncer de mama.
Publicidade
A enfermeira da UCI, Adriana Pradebon, explica que durante o tratamento os bebês são estimulados a segurar os tentáculos de crochê dos polvinhos. “Isso reduz a agitação e evita que eles retirem os dispositivos”, frisa. A entrega desta semana também foi acompanhada pela secretária de Saúde, Eliana Giehl. “Para a secretaria e para Vera Cruz é um orgulho fazer parte de um trabalho tão maravilhoso e importante na vida dos recém-nascidos, que precisam ainda de um acompanhamento mais sistemático”, complementa a titular da pasta.