Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Caderneta

Semana de reforço para a vacinação de adolescentes

Teve início ontem em todo o Rio Grande do Sul a Semana Estadual de Multivacinação de Adolescentes. Até o dia 25, jovens de 10 a 19 anos poderão atualizar a caderneta de vacina em todas as unidades básicas de saúde e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). Em Santa Cruz do Sul, a meta é imunizar, pelo menos, três mil jovens. Estarão disponíveis para esta faixa etária doses contra HPV, hepatite B, difteria, tétano, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola (SCR) e meningocócica C.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, a enfermeira Raquel Emmel Lopes, além de fazer um chamamento para que os jovens se conscientizem sobre a importância da imunização, a campanha quer aumentar a cobertura vacinal do HPV, independente do sexo. “Hoje, em Santa Cruz, alcançamos menos de 50% do público-alvo. No âmbito do Brasil, os números são parecidos. Queremos correr atrás dessas pessoas e aumentar o índice.” Segundo Raquel, o Ministério da Saúde anunciou que nos meses de agosto e setembro jovens adultos de 15 a 26 anos também poderão receber a vacina contra o HPV. 

A orientação é que os adolescentes compareçam aos postos com a carteira de vacinação a fim de facilitar o acompanhamento sobre quais doses ou reforços ainda precisam ser feitos. No caso de extravio do documento, uma consulta será executada no sistema. Se não constar a aplicação das vacinas, todas as doses deverão ser feitas.
A Semana Estadual de Multivacinação de Adolescentes é organizada pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Segundo o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, a meta  é vacinar 600 mil jovens até o fim do ano.

Publicidade

PRINCIPAIS DOSES

Papiloma vírus (HPV)

Meningo C

Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba)

Dupla adulto (antitetânica)

Hepatite B

Febre amarela

Sábado também é dia

Publicidade

No sábado, dia 26, um “Dia D” da vacinação ocorrerá na casa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Praça Getúlio Vargas. No espaço, uma equipe vai atender das 9 horas às 14 horas. Quem não conseguir se deslocar aos postos em horário comercial ou à CDL no sábado, ainda poderá comparecer ao Centro Materno Infantil (Cemai) de segunda a sexta, das 7 horas às 19 horas (sem fechar ao meio-dia). Outra opção é o Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, que funciona das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 22 horas. 

O jovem que for aos postos sozinho não precisa levar autorização dos pais. Basta a carteira de vacinação. Não haverá vacinação nas escolas. Segundo Raquel Emmel Lopes, as doses serão aplicadas somente nos postos de saúde por conta da infraestrutura e preparação das equipes. “Caso aconteça algum caso isolado de desmaio, por exemplo, esses jovens estarão bem amparados nas unidades.”

Nesta segunda-feira, a procura pelas doses em Santa Cruz do Sul foi considerada baixa. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.