Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Combate à violência

Mobilização pela paz na Zona Sul de Santa Cruz envolve moradores

Uma grande mobilização do Bairro Santa Vitória e arredores, na Zona Sul de Santa Cruz, vai mostrar a partir desta segunda-feira, 14, que a paz é possível. Escolas, igrejas, associação de moradores, ONGs e escoteiros, em parceria com órgãos de segurança e a Prefeitura, prepararam ampla programação até o próximo sábado, quando ocorrerá a terceira edição da Caminhada pela Paz. Pelo menos 300 pessoas – entre servidores públicos e voluntários – estão engajadas nas atividades e outras mil devem ser beneficiadas e participar da caminhada.

Segundo a diretora de departamento da Secretaria Municipal de Políticas Públicas, Rejane Wartchow, a iniciativa partiu dos próprios moradores e pretende combater a violência, que é crescente naquela região da cidade. “A violência existe em todo lugar e as pessoas estão com medo. Ainda assim, o isolamento não é a solução, somente com a união de toda a comunidade é que poderemos construir a paz”, disse Rejane, que visitou a Gazeta do Sul nessa sexta-feira acompanhada dos demais organizadores das atividades.

A programação terá início nesta segunda-feira, e as atividades se estenderão ao longo da semana. Alunos de cinco escolas municipais e estaduais da Zona Sul terão palestras ministradas pela Igreja Jesus Mestre da Palavra, com o tema “Família para a cultura do encontro e da paz”. Também a Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Políticas Públicas, estará nas escolas falando sobre violência contra a mulher. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade falarão sobre a importância de separar corretamente o lixo.

Publicidade

Na quinta e na sexta-feira, haverá mutirão de limpeza nas ruas do Bairro Santa Vitória – incluindo o Loteamento Beckenkamp – e do Residencial Viver Bem, com apoio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos. O ponto alto da programação está marcado para as 14 horas de sábado, quando terá início a terceira edição da Caminhada pela Paz. Centenas de pessoas são esperadas. “Cada um receberá um balão branco para simbolizar nosso movimento pela paz”, adianta o secretário de Políticas Públicas, Edemilson Severo. “Toda a comunidade está convidada. Não precisa ser morador da Zona Sul para participar”, frisou o presidente da Associação de Moradores do Santa Vitória, Roque Antônio Ramos.

A coordenadora do Cras Beatriz Jungblut, Márcia Weber, explica que a concentração será em frente ao Centro Marista, na Rua Guilherme Kerber, 66. “Serão cerca de 30 minutos de caminhada até o destino, que é a praça do Santa Vitória”, calcula. Segundo ela, no local haverá atrações para toda a família. Entre as atividades previstas estão feira de saúde; feira de adoção de animais, com vacinação e cadastro gratuito para castração; plantio de mudas a cargo dos escoteiros; apresentações artísticas de moradores do bairro; recreação infantil e jogos do Projeto Craques da Bola. Também haverá mateada e brinquedos infláveis com monitores para a criançada.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.