Durante evento em Venâncio Aires no início da tarde desta sexta-feira, 11, para inauguração de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o governador do Estado, José Ivo Sartori, foi recebido com um prostesto de representantes do Centro dos Professores do Estado Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato). Com faixas, manifestantes se diziam contra as reformas de Temer e “as maldades de Sartori”. A cerimônia aconteceu no novo espaço, localizado no Bairro Morsch.
Aos gritos de “fora, Sartori”, manifestantes receberam o governador no campo do Estádio Edmundo Feix, mas também estiveram presentes na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto. Sartori não se pronunciou sobre o assunto durante o evento. Entre os motivos do protesto está o fato de que, neste mês, os funcionários públicos receberam os salários parcelados pela 18ª vez consecutiva.
Publicidade
ESTAÇÃO DE ESGOTO
A obra começou a ser erguida em 2011 e, a partir de agora, dará destino correto aos resíduos produzidos no município. Por enquanto, a estrutura terá vazão de cinco litros por segundo, beneficiando 2.880 habitantes. Depois da execução de uma extensão de um quilômetro até o Arroio Castelhano, 23,3 mil pessoas vão ser atendidas.
Com a implantação da estação, Venâncio Aires começa a tratar o esgoto da cidade. Para o gerente da Corsan de Venâncio Aires, Ilmor Dorr, não é mais aceitável que uma cidade deste porte não tenha tratamento de esgoto. “Isso vai melhorar a qualidade de vida da população, o meio ambiente e até a saúde”, disse.
Publicidade
ENTREVISTA
Durante entrevista à Rádio Gazeta, Sartori afirmou que a concretização do projeto foi fruto de um trabalho em equipe. “Onde existe parceria, boa vontade, trabalho conjunto e integrado, sempre quem vai ser beneficiada é a própria população”, comentou.
Publicidade
Questionado sobre investimentos na área de empregos, Sartori afirmou que empreendedores devem buscar iniciativas disponíveis através do Governo do Estado. “Através da Fundação Gaúcha do Trabalho e através do Sine, especialmente”.