Se a chuva não atrapalhar, a Rua Thomaz Flores – uma das principais artérias da área central – começa a ser asfaltada até o fim de agosto. É o que garante o secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro Kroth. Conforme o cronograma, assim que estiver pronta a drenagem no trecho situado entre as ruas Borges de Medeiros e Gaspar Silveira Martins, será dada a largada para a pavimentação. A última fase do projeto de asfaltamento, anunciada em maio pelo prefeito Telmo Kirst (PP), deve ser concluída, no máximo, até as primeiras semanas de outubro.
Segundo Leandro Kroth, o asfaltamento depende do clima. “O pavimento precisa estar livre de umidade para que as obras tenham continuidade. Se chover muito, o atraso é inevitável”, explica. Até agora, os serviços de pré-asfaltamento iniciados em maio, como redução do meio-fio para facilitar as rampas de acessibilidade e construção de bocas de lobo, já foram concluídos. Conforme o gerente da Corsan, Armin Haupt, a execução de duas redes de água e a inclusão de uma nova adutora de 300 milímetros – outra intervenção necessária para o início da pavimentação – também foram concluídas na última semana.
Sinalização
Publicidade
Alvo de reclamações entre motoristas e pedestres, a Rua Gaspar Silveira Martins deve receber sinalização – pintura de faixas, divisor do meio da pista e colocação de placas – até a próxima semana. Um dos pontos críticos após o asfaltamento da Gaspar, feito ainda em junho, é a esquina com a João Werlang, na subida para Linha João Alves. Acidentes de trânsito viraram rotina no local. A expectativa, segundo o secretário de Comunicação, Régis Júnior, é de que o equipamento seja instalado até esta sexta-feira.
Atrasos
A previsão era começar o asfaltamento da Thomaz Flores ainda em abril. O atraso, segundo o secretário Leandro Kroth, foi causado por dois motivos. “Alguns dos serviços executados pela Corsan atrapalharam o início do asfaltamento por causa dos vazamentos e da necessidade de refazer os trabalhos. Outro problema foi a liberação da Caixa Econômica Federal para o início das obras, que também atrasou, mas já foi liberado.” Fruto de um convênio com a Caixa, dentro do Programa Pró-Transporte, o projeto que vai asfaltar a Thomaz Flores também vai pavimentar outras vias: Marechal Deodoro; Dona Cristina e Do Moinho; João Pessoa; dois trechos da Tenente Coronel Brito; Marechal Floriano; Manoel Antonio de Barros e Venâncio Aires.
Publicidade