A demanda por produtos orgânicos abre espaço para alimentos desta linha numa rede de supermercados em Santa Cruz do Sul e beneficia um grupo de três agricultores da região. Eles começaram a oferecer parte dos alimentos que produzem, e que não é absorvida pela venda nas feiras rurais, para uma unidade da Rede Super, que iniciou um projeto-piloto com o objetivo de fidelizar uma parcela de seu público que busca produtos diferenciados. Para esta iniciativa, a empresa necessita da mercadoria quatro vezes por semana – ou seja, um dia sim e outro não.
A primeira entrega ocorreu na quarta-feira, quando o supermercado Alegria da Rua Assis Brasil, 731, recebeu alface de quatro tipos, rúcula, couve, beterraba, espinafre, alho-poró e morango. Os agricultores João Carlos Rodrigues, 56 anos, e Diogo Francisco Rodrigues, 25, ambos de Vera Cruz, e Mauro Linhares Alves, 31, de Rio Pardo, que formam o grupo de fornecedores, fizeram a entrega. A conquista desta oportunidade de venda ocorreu a partir do 1º Seminário Regional do Cooperativismo da Agricultura Familiar, realizado pela Sicredi Vale do Rio Pardo em 30 de junho, em Santa Cruz.
Um representante da Rede Super participou do seminário, ouviu depoimentos sobre a produção de orgânicos e conheceu a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec). Com esta cooperativa, verificou a certificação, pois os preços fixados pelo grupo são competitivos (geralmente, os orgânicos são mais caros que os convencionais). Depois, levou o assunto à direção do supermercado, que decidiu pelo negócio. “Somos uma empresa pioneira na acolhida de produtos orgânicos locais. A intenção é valorizar a nossa agricultura familiar”, observou o coordenador do Super Alegria da Assis Brasil, Ivan Spies.
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Em razão da necessidade de aumento da produção para suprir a rede, agora cada produtor do grupo assumiu a responsabilidade de fornecer determinados alimentos. Os agricultores também tiveram o supermercado como parceiro para montarem o rótulo com as informações de valores nutricionais necessários, para ser colocado nas embalagens das mercadorias. Foram duas semanas de trabalho intenso até chegar com os alimentos orgânicos no mercado. Minutos após a arrumação em uma das bancas do super, já havia consumidores fazendo a compra.
Parceria também assegura preços acessíveis
A parceria entre o grupo de produtores rurais e o Super Alegria também ocorreu na questão do preço e, assim, foram definidos valores mais acessíveis aos consumidores. A preocupação com valores competitivos foi dos dois lados. Conforme o agricultor João Carlos Rodrigues, a proposta do grupo é vender por um preço que possibilite a uma parcela maior da população o consumo de produtos de qualidade. A empresa também se posicionou nesse sentido.
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Alves e Rodrigues integram o grupo de fornecedores | Foto: Maurício Cieibiz
Há oito anos produzindo hortaliças e diversificando com frutas, Rodrigues diz que sua propriedade é 100% certificada na produção de orgânicos pela Ecovida. Ele cultiva somente alimentos. Há um ano e três meses tem a certificação de orgânicos. Conta que foi preciso reunir um grupo para obtê-la porque a certificação da Ecovida é participativa. Até abrir este novo espaço de venda, Rodrigues oferecia seus alimentos em feiras rurais de Vera Cruz e Santa Cruz e para escolas de seu município. Sua renda, toda desta atividade, é suficiente para ele se manter.
Mauro Alves negociava seus produtos apenas em feiras rurais e direto ao consumidor. “Como em todo negócio, a gente precisa vender um volume um pouco mais elevado. O supermercado, como tem mais fluxo de pessoas, nos proporcionará um giro maior.” Diogo, que é filho de João Rodrigues e tem propriedade ao lado da de seu pai, vendia somente em feiras de Vera Cruz, para merenda escolar e direto aos consumidores de casa em casa. O grupo destaca a importância dessa parceria por dar oportunidade a agricultores da região.
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Ótima procura
Cláudia Beatriz Müller Mendes, de 48 anos, foi uma das primeiras clientes a perceber a novidade no supermercado. Contou que estava procurando esse tipo de alimento que, por ser mais saudável, vai ao encontro de seu desejo de ter mais qualidade de vida. Ela comprou dois pés de alfaces.
Segundo o coordenador do Super Alegria da Assis Brasil, Ivan Spies, nesta primeira semana também houve entrega na quinta-feira. “O sucesso foi tão grande que já há planos de lançar a venda de orgânicos em outros supermercados da rede”, diz. No próximo mês, deverá ser aberto estande de venda desses produtos na unidade do Shopping Germânia, também em Santa Cruz.
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