Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Reação da economia é lenta, mas acontece

Se os sinais de reação da economia do País ainda são duvidosos, o balanço da geração de postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre mostra que, apesar de lenta, a retomada da empregabilidade em Santa Cruz é real e deve garantir um ano melhor do que foi 2016. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e junho foram 5.107 admissões a mais do que demissões, o que representa um crescimento de 1.762 vagas em relação ao ano passado, quando mais de 500 postos foram fechados no município.

Embora quase todos os principais segmentos venham registrando desempenhos superiores, o aumento nas contratações de safreiros pelas indústrias de tabaco é um dos principais responsáveis pela melhora. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação (Stifa), Sérgio Pacheco, foram em torno de 2 mil contratos temporários a mais – os efetivos também cresceram, mas dentro da normalidade. “Podemos dizer que essa safra será satisfatoriamente boa. Esperamos que a produção da próxima também seja grande para que isso se repita”, observou. As dispensas já começaram, mas muitos safreiros devem permanecer até fim de agosto ou meados de setembro.

No caso do comércio, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), João Goerck, a recuperação do consumo tem sido devagar, o que compromete as contratações. “O consumidor ainda está muito cauteloso e não temos aumento expressivo nas vendas, à exceção das liquidações de vestuário e calçados. As empresas estão apenas mantendo o plantel”, afirmou. Apesar disso, o setor registrou mais contratações do que demissões nos últimos seis meses, ao contrário do ano passado, quando o saldo era negativo.

Publicidade

 A expectativa é por um crescimento de 5% no saldo do ano, contando com o aquecimento gerado por datas como o Dia dos Pais, no mês que vem, e o Natal. Os lojistas projetam um aumento de entre 5% e 10% nas contratações temporárias de fim do ano. “É interessante que essa retomada seja lenta, porque se fosse de uma hora para outra, ia disparar a inflação de novo”, acrescentou Goerck.

O setor de serviços também vem empregando mais do que o ano passado, enquanto a construção civil segue sentindo os efeitos da ressaca do “boom” de crédito subsidiado. Conforme o Caged, Santa Cruz teve o melhor saldo de empregos entre os maiores municípios gaúchos.

Após dois meses, a contratação

Publicidade

A jovem Ana Paula Werner, de 18 anos, está entre as pessoas que conseguiram emprego com carteira assinada no primeiro semestre do em Santa Cruz. Depois de concluir o ensino médio, foram dois meses distribuindo currículos até surgir uma oportunidade em um supermercado, onde começou há três meses no setor de fiambreria. Na última semana, foi assinado o contrato definitivo. Trata-se do primeiro emprego dela, que é moradora do Bairro Bom Fim. “Foi um alívio. Tive um pouco de dificuldade porque não tinha experiência. Senti que isso pesou”, afirmou. Seu plano é juntar dinheiro para, no futuro, ingressar na universidade.

PRECISA DE EMPREGO? CONFIRA AS DICAS

Uma das maneiras de encontrar oportunidades é por meio da agência FGTAS/Sine. As vagas são divulgadas diariamente no site do órgão (www.fgtas.rs.gov.br), no site da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) e no Facebook. A agência fica na Rua Marechal Floriano, 907, e abre de segunda a sexta-feira às 8 horas. É preciso levar currículo e carteira de trabalho. O atendimento é por meio de distribuição de senhas. Se o trabalhador encontra uma vaga que se encaixe no seu perfil, é encaminhado para entrevista.

Publicidade

Segundo a coordenadora do Sine, Fabiane Landesvatter, qualificação e experiência têm sido fatores decisivos na colocação de trabalhadores no mercado. Por isso, é importante procurar oportunidades em áreas com as quais já se tenha alguma intimidade. “O melhor é se especializar o máximo possível. Fazer faculdade, curso técnico, tudo o que puder ajuda muito”, disse.

Outro ponto fundamental é manter o currículo sempre atualizado e não mentir na entrevista.

Além do Sine, é possível encontrar vagas junto às empresas. Fique atento aos sites e redes sociais oficiais, onde geralmente as oportunidades são divulgadas.

Publicidade

Vale a pena conferir os concursos públicos com edital publicado.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.