Encerrado na quarta-feira da semana passada, o cadastramento biométrico foi realizado por 79,5% dos eleitores de Sinimbu. A meta era registrar 80%. O município conta com 7.868 votantes, o que significa que 1.745 pessoas tiveram o documento cancelado. Para reverter a situação, é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul e cadastrar as impressões digitais. A reativação do título de eleitor leva em média 45 dias. A partir de 1º de agosto, também devem comparecer ao prédio os eleitores de Vera Cruz, dando a largada oficial para o cadastramento do município.
Até o momento, conforme o chefe da 40ª Zona Eleitoral, Jaime Melchionna, 19,1% dos cidadãos vera-cruzenses com títulos ativos já passaram pelo processo. A cidade conta com um total de 19.464 eleitores. A fim de evitar que os cidadãos deixem para a última hora, a divulgação do procedimento deve ser intensificada nas próximas semanas. O prazo final para realizar o cadastro é dia 14 de março do ano que vem.
A sede da Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul fica na Rua Ernesto Alves, 760, em frente à praça da antiga Estação Férrea, no Centro. São exigidos para o cadastro o documento de identidade original, título de eleitor (se possuir) e comprovante de endereço. O cartório atende diariamente das 12 às 19 horas.
Publicidade
Conforme Melchionna, o cadastramento no Vale do Rio Pardo e Taquari começou pelos municípios menores. Até o momento, Passo do Sobrado, Vale Verde, Herveiras, Gramado Xavier e Vale do Sol já concluíram o registro. Em Santa Cruz do Sul, a procedimento ocorrerá em 2019 e 2020. O município já conta com o registro biométrico de 24% dos eleitores. Todos aqueles cujos títulos foram emitidos a partir de 2013 já estão cadastrados no novo sistema.