A Secretaria Municipal de Administração e Transparência (Seat) de Santa Cruz do Sul está trabalhando na elaboração de seu primeiro Planejamento Estratégico. A medida é mais uma resultante do Programa de Gestão de Qualidade Municipal (PGQM). Na manhã dessa segunda-feira, 26, o cronograma e as etapas de trabalho foram apresentadas aos coordenadores, chefes de divisão, núcleo administrativo e servidores de funções estratégicas da secretaria.
A iniciativa deverá se estender gradativamente às demais secretarias. No planejamento estarão definidos: missão, visão, objetivos, indicadores, metas, ações e a estratégia organizacional. Com a utilização do Balanced ScoreCard (BSC), ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzirem os objetivos em ações operacionais e constatar seu desempenho por meio de indicadores, serão avaliadas as seguintes dimensões: servidores, processos internos, aprendizado e crescimento e orçamento e finanças.
O objetivo é que a partir desse planejamento, a secretaria saia de uma condição reativa e passe a atuar com base em metas e indicadores, pensando no futuro. “Hoje estamos apagando incêndios, as demandas vão chegando e vamos executando, porém ao final não dimensionamos tudo aquilo que fizemos e não avaliamos os resultados”, explicou a titular da pasta, Vanir Ramos de Azevedo.
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Segundo a assessoria do município, a necessidade de planejamento na administração pública pode bem ser ilustrada a partir de um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), referente ao ano 2016, e que apontou o índice de efetividade da gestão municipal em diferentes áreas. Segundo o secretário, o planejamento ainda aparece como um desafio e recebeu conceito inferior a efetivo, com baixo nível de adequação. “O que significa dizer que precisamos ter metas físicas e financeiras bem delimitadas, melhorar nossos indicadores e ter clareza quanto ao que planejamos, quanto ao que executamos e quanto ao que de fato realizamos”, observou.
O processo dentro da Seat, bem como das outras áreas da administração, será conduzido pelo Departamento de Transparência e Gestão de Qualidade, chefiado interinamente pelo servidor Cristian da Rosa. A expectativa é finalizar o planejamento no segundo semestre. O trabalho será realizado obedecendo as seguintes etapas: missão, visão e valores; análise organizacional; objetivos estratégicos/mapa estratégico; indicadores de medição e desempenho; metas; ações; avaliações dos resultados e ações corretivas/padronização.
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