Amanhã, a preguiça vai ficar de lado. A ordem do dia é se desafiar e reunir toda a turma para fazer o mesmo. Quanto mais gente melhor. Afinal, Santa Cruz do Sul precisa vencer a cidade cubana de Mayari. A disputa se refere a mais um Dia do Desafio promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento esportivo vai contar com atividades especiais organizadas por empresas e pela Prefeitura, viabilizando à comunidade pelo menos 15 minutos de vida saudável.
O Dia do Desafio ocorre anualmente e tem como objetivo promover a atividade física. Ao longo do dia serão desenvolvidas diversas ações, buscando o envolvimento do maior número possível de santa-cruzenses. Isso porque a disputa entre os municípios será vencida por aquele que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes.
Uma das atividades programadas para amanhã é uma caminhada, a partir das 9 horas, da sede do Sesc até o Parque da Oktoberfest, onde haverá ainda exercícios de alongamento. A única coisa que pode prejudicar a programação é a chuva. Segundo a gerente do Sesc de Santa Cruz, Roberta Pereira, se a previsão de mau tempo se confirmar, a caminhada será cancelada, mas atividades alternativas vão acontecer durante todo o dia no Sesc.
A expectativa de Roberta é que a adesão supere a do ano passado, quando 60 mil pessoas participaram, o que representa 49% da população. “Queremos chegar a pelo menos 50%”, disse. Praticamente todas as escolas do município já confirmaram participação, e mais de 30 empresas solicitaram monitores do Sesc.
Publicidade
Região também está preparada
Rio Pardo também vai entrar no Dia do Desafio e enfrentará a cidade de Jobabo, de Cuba. As atividades serão organizadas pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com academias e a Brigada Militar. Ao longo do dia, equipes vão passar pelo comércio oferecendo ginástica laboral. Além disso, serão oferecidas aulas de crossfit, hidroginástica, musculação e dança.
A coreografia de uma grande polonaise será a aposta da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura de Herveiras para fazer o povo sair da rotina. A atividade acontecerá a partir das 7h30, em frente à Prefeitura, e contará com funcionários públicos, estudantes e pessoas interessadas. Em Venâncio Aires, a programação também é destinada a toda a comunidade. A partir das 7h30, em frente à Igreja Matriz, haverá ginástica laboral e esteira.
Publicidade
OS CONFRONTOS
- Arroio do Tigre Bady Bassitt, São Paulo, Brasil
- Boqueirão do Leão Jati, Ceará, Brasil
- Candelária Tia Juana, Venezuela
- Encruzilhada do Sul Condega, Nicarágua
- Herveiras Potenciana Arriba de Turrubares, Costa Rica
- Mato Leitão Rosário do Ivaí, Paraná, Brasil
- Pantano Grande Santana do Itararé, Paraná, Brasil
- Passo do Sobrado Guatavita, Colômbia
- Rio Pardo Jobabo, Cuba
- Santa Cruz do Sul Mayari, Cuba
- Sinimbu Itapiúna, Ceará, Brasil
- Sobradinho Antilla, Cuba
- Vale do Sol Najasa, Cuba
- Vale Verde Guamiranga, Paraná, Brasil
- Venâncio Aires Tupã, São Paulo, Brasil
- Vera Cruz San Josecito, Venezuela n