Um dos jornalistas mais respeitados do Vale do Rio Pardo foi homenageado pela Câmara de Santa Cruz do Sul ontem à noite. Romeu Inácio Neumann, que atua há 38 anos junto à Gazeta Grupo de Comunicações, recebeu o título de Cidadão Honorário, a maior distinção concedida pelo Município.
Proposta por Francisco Carlos Smidt (PTB), a honraria havia sido aprovada por unanimidade pelos vereadores ainda no ano passado. Em seu pronunciamento durante a sessão solene, Carlão destacou passagens da vida pessoal e profissional de Neumann – que, na condição de diretor-secretário da Gazeta do Sul, esteve à frente por 25 anos da gestão editorial de um dos principais jornais do interior do Rio Grande do Sul e teve participação decisiva na sua expansão e modernização.
“Ele é um belíssimo exemplo a ser seguido e possui uma trajetória não só na Gazeta, mas na comunidade”, afirmou o parlamentar, acrescentando que Neumann tem, entre suas qualidades, a “cumplicidade, simplicidade, profissionalismo, humanismo e o fino trato”. Na ocasião, Carlão ainda fez a leitura de um texto de autoria do também jornalista Mauro Ulrich e subscrito por outros colegas de Neumann, no qual o homenageado é elogiado pela sua “sensatez e equilíbrio”, bem como pela gentileza e boa educação.
A sessão, que contou com intervenções musicais do coral do Centro Cultural 25 de Julho, foi acompanhada por toda a direção da Gazeta Grupo, incluindo o diretor-presidente André Luís Jungblut, além de familiares e outros convidados de Neumann.
Publicidade
“Imensa honra e profunda gratidão”
Nascido em 1955 na localidade de Quarta Linha Nova Alta, e um dos cinco filhos de um casal de agricultores, Neumann iniciou seu discurso falando sobre sua família e lembrando o esforço feito pelos pais para que pudesse ter acesso aos estudos. Narrou o período de 11 anos em que foi seminarista, a formação superior em Filosofia, a experiência como professor no antigo Colégio Sagrado Coração de Jesus e o início da carreira como jornalista, em 1977, como repórter do Riovale Jornal e correspondente da Companhia Jornalística Caldas Júnior. Lembrou ainda de sua passagem, por uma década, pela assessoria de imprensa da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e fez menção a diversas pessoas que participaram dessa caminhada – muitas delas presentes no plenário.
Na sequência, falou sobre seu ingresso e ascensão na Gazeta, que classificou como “a mais rica experiência profissional que podia imaginar”. Recordou que, no período em que esteve à frente da Gazeta do Sul, o jornal passou a ter edição diária, ganhou um projeto gráfico personalizado, ampliou o seu raio de cobertura (passando a publicar o noticiário nacional e mundial, além do local) e a redação foi informatizada. “Fazer jornal não é agradar, é informar”, disse. Neumann, que fez menção ao fato de ser conhecido na cidade como “Romeu da Gazeta”, agradeceu as oportunidades e o apoio recebidos na empresa e a convivência com os colegas. “Se há um mérito que reconheço, é de sempre ter me cercado de profissionais competentes e de pessoas corretas.” Agradeceu ainda a honraria concedida pela Câmara, afirmando sentir “imensa honra e profundo sentimento de gratidão”.
Publicidade
Desde março de 2016 integrando o conselho consultivo da Gazeta, Neumann é casado com a professora Marli da Silva Gomes Neumann e pai de três filhos: Fernando Henrique, Anna Paula e César Augusto.
Polícia Federal recebe homenagem
Além de Neumann, os vereadores homenagearam, na mesma sessão, a Polícia Federal, em alusão aos 12 anos da presença do órgão em Santa Cruz. A iniciativa partiu de Gerson Trevisan (PSDB). Em seu discurso, ele lembrou os momentos-chave da trajetória da PF no município, desde a instalação de um posto em meados de 2006, passando pela aprovação da implantação da delegacia no ano seguinte até a inauguração do prédio próprio, com 40 salas e 1,7 mil metros quadrados de área construída, em 2013. Ressaltou ainda a importância da força no combate à corrupção no País.
Publicidade
Presente na sessão, o delegado titular Gustavo Schneider destacou o fato de a delegacia local abranger 59 municípios e ser a mais recente do interior gaúcho, fez elogios à qualidade do efetivo, frisou algumas das operações já realizadas (que chegam a uma média de duas grandes operações por ano) e agradeceu o apoio da comunidade. “Segurança pública é uma conquista da sociedade. Se a nossa Constituição garante diversos direitos, sem a segurança pública não teríamos a mesma fruição”, disse.