O novo pontilhão do quilômetro 153 da RSC-287, entre Candelária e Novo Cabrais, terá o fluxo interrompido para veículos de carga a partir das 13 horas de hoje. A expectativa da EGR é de que até a meia-noite o trânsito já esteja liberado. A orientação durante as 11 horas em que o trecho estará bloqueado é que os motoristas de caminhões e demais veículos de carga optem por rotas alternativas, como as BRs-392, 471, 153 e 290. Os veículos de passeio e ônibus terão tráfego liberado durante todo o dia.
Conforme o engenheiro da estatal, Luis Fernando Vanacor, a interrupção é necessária para garantir a concretagem da laje na ponte, na lateral ainda não concluída. “O trânsito de veículos pesados provoca vibrações na estrutura. Sem este bloqueio, fissuras poderiam aparecer, comprometendo no futuro a segurança da ponte”, explicou ontem durante entrevista à Rádio Gazeta. Independente do peso, todos os veículos de carga estarão impedidos de passar pelo local. A determinação foi tomada porque, segundo Vanacor, a equipe não teria como fazer a pesagem de cada um dos caminhões ou caçambas.
A concretagem da laje é a terceira e última fase da segunda metade da obra, que teve início em 19 de abril, e acontece no sentido Santa Maria–Santa Cruz. Após a execução desta etapa, ensaios serão feitos de sete em sete dias a fim de avaliar o ganho de resistência da estrutura. “Neste período também estaremos concluindo acabamentos, como sinalização de pista e pavimentação.” Segundo o engenheiro, se não houver surpresas com falha nos testes ou intempéries, o cronograma estabelecido em março será cumprido. “Temos a expectativa de que até junho a estrutura seja totalmente liberada. Basta que os períodos necessários para cada tarefa aconteçam conforme o previsto”, explica Vanacor.
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Relembre
O quilômetro 153 da RSC-287, entre Candelária e Novo Cabrais, precisou ser totalmente bloqueado ainda no fim de janeiro, em razão da desestabilização de uma galeria. O trânsito teve que ser desviado para outras rodovias ou vias vicinais.
Após a EGR assinar contrato com a construtora carioca DW Engenharia, responsável pela obra do pontilhão definitivo no local, uma ponte provisória instalada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul permitiu a passagem para veículos com até 30 toneladas e quatro eixos. As obras do pontilhão definitivo tiveram início no fim de fevereiro, pela metade à esquerda de quem segue para Santa Maria. Depois foi começada a segunda metade, no sentido oposto. Diferente da ponte provisória erguida no local pelo Exército, a nova estrutura não tem limite de peso e permite que mais de um veículo pesado passe sobre ela ao mesmo tempo.
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