A realização do Dia D da campanha de imunização contra a gripe deve intensificar a vacinação em Santa Cruz do Sul. Lançada no mês passado, a ação já atendeu 19.452 pessoas de um total de 46 mil que pertencem ao grupo prioritário no município. Ao contrário de outros anos, a procura pela medicação está abaixo do esperado, em 45,61%. Na área de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), o número também é baixo, com cerca de 43.702 pessoas vacinadas, que correspondem a 38,74% do total. A meta do Ministério da Saúde é que até o fim da campanha, em 26 de maio, esses percentuais cheguem a 90%.
De acordo com a responsável pelas imunizações na 13ª CRS, Marlene Webber Andriolo, a busca mais acanhada por parte da população pode estar relacionada a dois fatores. “Não tivemos surtos de gripe A na região este ano e, principalmente, nenhum óbito relacionado à doença. Com isso, as pessoas tendem a se preocupar menos e, consequentemente, deixam de buscar a vacina”, explica. Outro ponto que pode ter contribuído, conforme Marlene, é a sequência de fins de semanas prolongados em abril, que acabaram alterando a rotina.
Uma das novidades da campanha deste ano, a inclusão de professores no grupo prioritário, também surpreendeu pela baixa procura. “Era uma reivindicação de muitos anos, mas a adesão foi bem pequena”, informa. Com o Dia D, que acontece no dia 13 – o sábado antes do Dia das Mães –, a expectativa é de que a aplicação das doses se intensifique, já que muitas pessoas que trabalham em horário comercial acabam não conseguindo procurar o atendimento durante os dias de semana.
Publicidade
Quem tem direito à vacina
Fazem parte do grupo prioritário pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, crianças do 6 meses até os 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Este ano, professores de ensino básico e superior, das redes privada e pública, também ganharam o direito à vacina.
Sobre o Dia D
Como participar?Publicidade
- Todas as pessoas que se encaixam no grupo prioritário podem procurar as unidades de atendimento no sábado, dia 13 de maio, para aplicação da vacina.
Onde ir?
- Nos bairros, haverá atendimentos em todos os postos de saúde e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família. No Centro, a vacina poderá ser feita no Cemai, Cemas e na sede da CDL na Praça Getúlio Vargas. Não funcionarão nesse dia o SIS da Unisc, o Posto Central, o Ambulatório do Idoso e o Sindicato da Alimentação.
Qual o horário?
- Das 8 horas às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Nos postos de saúde do interior o atendimento será das 9 horas às 16 horas.
Campanha chega ao fim no dia 26
Publicidade
A distribuição da vacina contra a gripe em Santa Cruz do Sul começou no dia 17 de abril e se estende até o próximo dia 26. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), no Ambulatório do Idoso e no Posto Central o horário de atendimento para aplicação das vacinas é das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 16 horas.
No Cemai, a vacina pode ser encontrada até as 18h30, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8 horas às 12h30. No SIS há sistema de senhas, com distribuição de 50 em cada turno, totalizando 150 diariamente, de segunda a sexta-feira.
Publicidade