Comemorados oficialmente no fim de outubro, os 500 anos da Reforma Protestante vêm sendo celebrados de diversas formas em Santa Cruz do Sul. Na noite de ontem, a data foi lembrada no lançamento do livro As mulheres na Reforma, escrito pelas pastoras e doutoras Heloísa Gralow Dalfert e Claudete Beise Ulrich. Realizado na sala da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) do Centro, o evento contou com a presença de Heloísa, que é santa-cruzense e veio da Alemanha para os autógrafos.
Claudete é candelariense. A obra recupera histórias de personagens femininas que atuaram de forma efetiva e criativa no movimento que deu origem à Igreja Luterana. Para a pesquisa, as autoras aproveitaram biografias, artigos, textos, livros e cartas escritas por mulheres reformadoras e outros reformadores, além de visitas a igrejas e museus, especialmente nas cidades alemãs de Wittenberg e Torgau e em Estrasburgo, na França. Produzido e distribuído pela Sinodal, o livro pode ser encontrado no site dessa editora ou em livrarias especializadas.
Nos próximos dias, conforme o pastor Márcio Trentini, começa a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, em que os 500 anos da Reforma Protestante devem ser evidenciados novamente. No dia 31 de outubro, uma caminhada entre a Catedral São João Batista e a sede da IECLB do Centro deve marcar a data oficial dos festejos. A ideia é promover a integração entre as duas vertentes do cristianismo que, mesmo com diferenças, buscam celebrar o que têm em comum.
Publicidade