Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Censo Agropecuário abrirá 114 vagas para a região

O edital de um dos dois processos seletivos para trabalhadores temporários que atuarão no Censo Agropecuário 2017, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciará em 1º de outubro, será publicado nesta segunda-feira. A divulgação do segundo ocorrerá no dia 24 deste mês. Serão contratados em torno de 26 mil trabalhadores temporários em mais de 4 mil municípios para a coleta dos dados, que vai durar cinco meses. 

Em entrevista à Rádio Gazeta, o chefe da agência do IBGE em Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, afirmou que na região serão contratadas temporariamente 114 pessoas, das quais 98 como recenseadores. Destas, 15 atuarão em Encruzilhada do Sul, 14 em Rio Pardo e Pantano Grande juntos, nove em Santa Cruz, seis em Vera Cruz, sete em Barros Cassal, cinco em Boqueirão do Leão, três em Gramado Xavier, três em Herveiras, dois em Mato Leitão, cinco em Passo do Sobrado, sete em Sinimbu, sete em Vale do Sol e 15 em Venâncio Aires. As demais trabalharão como agentes censitários regional (um), supervisor (12) e municipal (três).

Neste 10º Censo Agropecuário, os recenseadores visitarão 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários (foto) em todo o País. Nessas visitas, levantarão informações sobre temas variados, como produção, características dos trabalhadores do setor, emprego de irrigação e uso de agrotóxicos. Também será pesquisado o papel da agricultura familiar na produção agropecuária. Das 26.010 vagas que serão abertas, 171 são para  profissionais de nível superior em 18 diferentes áreas de conhecimento. As vagas restantes serão para nível médio. 

Publicidade

A divulgação dos resultados deve começar em meados de 2018. O último censo agropecuário foi realizado em 2006 e, de acordo com Braga, mostrou dados muito importantes, principalmente para a agricultura familiar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.