O gerente de serviços comerciais da RGE Sul visitará Venâncio Aires nesta terça-feira, 4, para uma reunião na prefeitura , às 9 horas. O encontro deve reunir representantes da empresa, governo municipal e vereadores. Entre eles o presidente da Frente Parlamentar da Energia Elétrica, Ezequiel Stahl (PTB), criada na Câmara de Vereadores a fim de encontrar uma solução para o problema da defasagem da energia, principalmente na área rural do município, algo discutido há anos.
O objetivo é dar início ao mapeamento da situação, ou seja, identificar os pontos e localidades com mais deficiência e a respectiva necessidade de reparos na rede elétrica. A proposta foi acertada na última quarta-feira, 29, em reunião na Secretaria Estadual de Minas e Energia, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Capital. Durante o encontro, o vice-prefeito e o vereador Ezequiel Stahl expuseram a defasagem de energia elétrica na zona rural de Venâncio. Conforme Stahl, no interior, onde existem mais de 5 mil propriedades rurais, “a potência é baixíssima, são redes envelhecidas e o problema se agrava cada vez mais, pois os produtores não conseguem expandir, diversificar, não podem comprar ferramentas e máquinas, que precisam de mais potência”.
Kramer, por sua vez, enfatizou que a carência de energia está resultando na perda de investimentos, pois empresas acabam se instalando em outras cidades, onde esse entrave não existe. “Estamos viabilizando o projeto de um novo Distrito Industrial, mas esse problema de baixa e/ou falta de energia poderá impactar na instalação de empresas.”
Publicidade
O mapeamento deve ser concluído em 30 dias, então, o grupo voltará à Secretaria Estadual de Minas e Energia para avaliar os resultados e iniciar os investimentos.
Publicidade