A Secretaria de Saúde de Sinimbu vem notificando todos os acidentes por mordidas de animais que podem transmitir a doença da raiva para o homem. O cuidado vem sendo tomado pelo fato da doença poder levar à morte. Orientações sobre a doença estão sendo divulgadas, a fim de esclarecer a comunidade.
A raiva pode ser transmitida quando o homem é mordido pelos cães ou gatos, morcegos (insetívoros, frugívoros e hematófagos), mamíferos silvestres (roedores silvestres, raposas/graxains, mão pelada, mico prego, bugios, gatos do mato, gambás e outros) e mamíferos de produção (bois, cavalos e porcos). Em alguns casos, de acordo com o tipo de ferimento, é necessário realizar uma vacina antirrábica e/ou aplicação de soro especial. Para isso, é necessário que pessoas agredidas por esses tipos de animais procurem um posto de saúde para serem avaliadas.
Se o animal agressor for um cão ou um gato, a recomendação é que não se mate esse animal. O indicado é que se observe o comportamento do animal por 10 dias, a fim de identificar se o mesmo apresenta alguma anormalidade, que possa estar relacionada à doença.
Publicidade
Vale ressaltar que, em qualquer caso, deve-se imediatamente lavar o ferimento com água e sabão e não colocar nenhuma substância no local. Além disso, deve-se procurar imediatamente o Posto de Saúde mais próximo e relatar o acontecido.
Confira a classificação dos tipos de acidentes envolvendo a transmissão da raiva:
Acidentes leves:
Publicidade
– Ferimentos superficiais, pouco extensos, geralmente únicos, em tronco e membros (exceto mãos, polpas digitais e planta dos pés); podem acontecer em decorrência de mordeduras ou arranhaduras causadas por unha ou dente.
– Lambedura de pele com lesões superficiais.
Acidentes graves:
Publicidade
– Ferimentos na cabeça, face, pescoço, mão, polpa digital e/ou planta do pé;
– Ferimentos profundos, múltiplos ou extensos, em qualquer região do corpo;
– Ferimentos puntiformes;
Publicidade
– Lambedura de mucosas;
– Lambedura de pele onde já existe lesão grave;
– Ferimento profundo causado por unhas de animais;
Publicidade
– Qualquer ferimento por morcego.
Observação: o vírus pode permanecer na porta de entrada por até 18 dias.