Enquanto aguardava para ser atendido, o pequeno Murilo de Oliveira Brinker, de dois anos e meio, teve momentos de diversão no Centro Materno Infantil (Cemai), na manhã desta terça-feira, 28. Acompanhado da mãe, ele esqueceu da dor por alguns momentos com dois personagens que apareceram ali: o príncipe e a princesa.
Depois de ganhar um cavalinho, circulou com ele pelos corredores da unidade de saúde, ouviu histórias infantis e até cantou, motivado pela menina fantasiada de princesa. Murilo também conheceu um outro espaço: a bibliotroca de livros. Embora ainda não saiba ler, por alguns instantes trocou o cavalinho por um livro sobre carros de corrida.
O projeto busca contribuir para a efetivação de um ambiente acolhedor, conforme a coordenadora técnica do Cemai, Carine Hermes. “É um local em que geralmente as crianças chegam fragilizadas, e propiciar momentos lúdicos é uma forma de descontrair e fazer com que haja uma interação entre as crianças e suas famílias”, justifica Carine. Ainda segundo ela, a intenção é realizar a atividade a cada duas semanas, sempre em horários alternativos.
Publicidade
A iniciativa acontece em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do projeto PET GraduaSUS, realizado por bolsistas. Nesta primeira intervenção, participaram os acadêmicos Vanessa Salin, do curso de odontologia, e Fabrício de Moura Tolvi, da enfermagem.