As leis que regem o turismo rural foram assunto do 10º Seminário Regional de Turismo Rural na manhã desta quarta-feira, 22, na Expoagro Afubra. Promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e Afubra, o encontro teve o objetivo de esclarecer dúvidas e abordar sobre legislação para o turismo rural.
A turismóloga da Emater/RS-Ascar, Fernanda Costa da Silva, que abordou o assunto, afirma que as pessoas envolvidas na atividade devem conhecer a legislação. Fernanda também aproveitou o momento para tirar as dúvidas mais comuns, relacionadas à obrigatoriedade de cadastro no Ministério do Turismo, à questão da seguridade especial, tributação, relação empregado-empregador, emissão de nota fiscal, lei do microempreendedor rural e às novas regras do Simples Nacional, entre outros aspectos.
Para o presidente da Emater/Rs, Clair Tomé Kuhn, é importante criar condições para o desenvolvimento do turismo, citanto como exemplo o trabalho realizado no município Quinze de Novembro. “A diversificação, usando os produtos históricos, culturais e os alimentos produzidos nas propriedades, pode servir de lazer para quem mora em grandes centros, e ser uma nova fonte de renda”, ressaltou Kuhn.
Publicidade
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o diretor-tesoureiro da Afubra, Marcílio Drescher, e o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Soledade, Carlos Corrêa da Rosa, participaram do evento, que contou, inclusive, com a presença de uma comitiva do Uruguai.
Após o seminário, o público foi convidado a visitar a unidade temática do turismo rural, na Casa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra, onde está sendo divulgada a Rota Caminhos dos Tropeiros, de Candelária.
Publicidade