Os visitantes que passam pelo Pavilhão da Agroindústria Familiar durante a 17ª edição da Expoagro Afubra no Parque da Expoagro, podem encontrar uma grande variedade de produtos. No espaço estão cerca de 150 empreendimentos de mais de 70 municípios diferentes, onde estão sendo comercializados pães, bolos, biscoitos, sucos, queijos, massas, geleias, compotas, embutidos, conservas e erva-mate, entre outros. No local também podem ser encontrados artesanatos, flores e folhagens.
Mas uma das bancas é a da produtora Raquel Pellegrini, de Paraí. Responsável pela agroindústria familiar Casa do Sabor, ela comercializa geleias com sabores diferenciados, estando entre eles o de caipirinha. A ideia, de acordo com a jovem, acadêmica do curso de engenharia de alimentos, surgiu não faz muito tempo. “Penso que seja importante a busca por outros sabores, para além dos convencionais”, ressalta. “E um espaço como uma feira sempre será o local certo para alcançar o público que procura algum sabor menos convencional”, analisa.
A empreendedora garante que a geleia não possui teor alcoólico. “Ele acaba evaporando durante o cozimento”, sorri. Para que a geleia não fique tão ácida a estratégia é misturar maçã ao produto. “Em geral a recepção do público tem sido muito boa”, garante.
Publicidade
Com seis anos de existência, a agroindústria envolve também os pais e uma cunhada de Raquel, que juntos comercializam também compotas, sucos de uva e molho de tomate, além de outras geleias, com sabores como figo, uva e morangom algumas delas sem a adoção de açúcar.
Junto ao pavilhão também está o espaço institucional da Emater/RS-Ascar e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS). Ambas as entidades estão trabalhando e divulgando a importância da agroindústria familiar como atividade geradora de renda, capaz de garantir a permanência da mão de obra no campo e, consequentemente, do jovem na propriedade. “Nossa intenção também é mostrar quais os caminhos para a legalização dos empreendimentos”, comenta o coordenador da parcela, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Olívio Faccin. O espaço é organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS).
Publicidade