O uso do WhatsApp como canal de comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul com a comunidade completa 30 dias nesta segunda-feira, 13. Neste primeiro mês, foram recebidas cerca de cinco mil mensagens, entre sugestões, elogios, dúvidas, pedidos de informações, denúncias e reclamações. O atendimento é realizado pelo número (51) 9 8443 0312.
Na avaliação do secretário de Comunicação, Régis de Oliveira, a adoção da ferramenta contribuiu para aproximar os cidadãos santa-cruzenses do poder público municipal. Dado o sucesso dos primeiros 30 dias, a iniciativa deverá ganhar ainda mais visibilidade. “A partir da próxima semana vamos fixar cartazes em prédios públicos, em abrigos do transporte coletivo urbano, dentro dos ônibus e também placas em pontos turísticos e locais de grande circulação de pessoas”, disse.
Estão sendo confeccionados 10 mil cartazes e 100 placas para divulgação. E nos próximos meses a prefeitura passará a utilizar também o Facebook e o Instagram. Segundo o secretário, a comunicação institucional dos órgãos públicos precisa acompanhar o que existe de disponível em termos de tecnologia. “Não podemos prescindir de utilizar estes instrumentos porque facilitam e ampliam o dialogo do poder público com os cidadãos”, destacou.
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Demandas
O primeiro levantamento realizado, com base neste mês de uso, aponta que o pedido para a troca de lâmpadas queimadas é a demanda mais recebida. Além disso, inúmeras mensagens como limpeza de terrenos e áreas verdes, reparos em calçamentos, pinturas e consertos em praças de lazer também são enviadas pela população. A pasta recordista no recebimento de pedidos é a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (SMTSU), que abarca uma extensa gama de atribuições, desde sinalização de trânsito, iluminação pública urbana e rural, manutenção de canalização de esgoto, desobstrução de bueiros e outros serviços.
Assim que a demanda chega, é encaminhada para a secretaria competente. Para Régis, a adoção da ferramenta conferiu mais agilidade no atendimento das questões. “Antes desse controle, muitas vezes acontecia de um pedido se perder e não chegar no setor responsável, agora isso não acontece mais”, observou. Hoje o serviço fica a cargo de um estagiário, porém em breve ganhará reforço.
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Embora o canal seja prioritariamente utilizado pela comunidade tendo em vista a solução de problemas, elogios e sugestões também chamam a atenção. Muitas pessoas retornam com novas mensagens agradecendo a agilidade na prestação do serviço solicitado, outras sugerem melhorias com relação a temas como o trânsito e até elogiam iniciativas como a recém-lançada campanha pela travessia de pedestres sobre a faixa de segurança.