Depois de constatar o número expressivo de restaurantes, bares e pubs em Santa Cruz do Sul, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai lançar, na próxima terça-feira, 14, o programa Polo Gastronômico do Vale do Rio Pardo. O curso terá como foco a redução de custos e a adaptação dos estabelecimentos frente às dificuldades da economia brasileira.
As inscrições para o curso, que terá duração de um ano e nove meses, poderão ser feitas na terça-feira ou até o próximo dia 25, no Sebrae. Durante o lançamento, das 15 horas às 17 horas, um case de sucesso, de um restaurante de Porto Alegre, será exposto aos interessados, e haverá também um bate-papo com o coordenador estadual do Sebrae, Roger Klafke. O gerente regional dos vales do Taquari e Rio Pardo, Diego Zenkner, e os representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes também vão participar do encontro.
Segundo Zenkner, o curso tem o intuito de estimular o crescimento do setor em meio à crise econômica. “As empresas do ramo alimentício estão cada vez mais segmentadas. Mas para a consolidação delas, é necessário uma gestão eficiente e estar atenta às tendências do mercado”, ressaltou.
Publicidade
NÚMEROS
Publicidade
Eventos e localização ajudam expansão
Publicidade
Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), em Santa Cruz o setor gastronômico cresceu 25% em número de estabelecimentos entre 2011 a 2015. Já no ramo de bares, pubs e cervejarias especializadas, no mesmo período a elevação chegou a 83%. A alimentação fora do domicílio representa 4,5% do total do potencial de consumo. Sendo assim, os santa-cruzenses têm potencial para consumir R$ 3,1 milhões.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Léo Schwingel, o segmento cresce com a ajuda da estrutura e dos eventos da cidade, bem como pela localização. “Santa Cruz atrai visitantes de todos os municípios da região, pelos atrativos diurnos e pela vida noturna intensa”, acrescentou.
Publicidade