Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Projeto Destinar

Copame busca recursos com o Imposto de Renda

A Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame) está focada em buscar o equilíbrio financeiro por meio dos recursos do Imposto de Renda. Para tanto, realiza uma campanha para que pessoas físicas e jurídicas destinem o percentual previsto em lei para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdica).

A Copame é uma das entidades incluídas no projeto Destinar, que estimula o direcionamento de recursos do Imposto de Renda ao fundo, sendo revertidos diretamente às instituições. Segundo o presidente da Copame, Mauro Braun, essa é uma ação importante porque auxilia as entidades da cidade. “Ao invés de mandar recurso para fora, parte do que é declarado no IR permanece no fundo e pode ser acessado pelas instituições para ajudar a melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes”, explica. 

Segundo Mauro Braun, com o dinheiro a entidade conseguirá, por exemplo, custear os honorários de alguns técnicos e cuidadores, reformar e equipar a cozinha e adquirir alimentos e gêneros de limpeza e higiene. Atualmente a Copame atende 30 crianças. 

Publicidade

O captador de recursos da Copame, Derk Lambers, explica que os recursos oriundos de doações do exterior tendem a ficar cada vez mais escassos. “E uma das soluções a curto e médio prazo é buscar esses recursos que podem ser abatidos do Imposto de Renda”, cita. Segundo a Receita Federal de Santa Cruz, no ano passado o fundo deixou de receber mais de R$ 3,5 milhões. Eles poderiam ter sido destinados pelos contribuintes ao fazerem suas declarações. O valor efetivamente recebido foi de apenas R$ 188,3 mil.

“Quem puder colaborar, é muito importante que faça essa destinação do imposto para a Copame. Já que é preciso realizar a declaração anualmente, que este recurso possa beneficiar as nossas crianças e adolescentes.”

SAIBA MAIS

Publicidade

1 Com o seu contador, veja quanto do Imposto de Renda terá que recolher à Receita Federal. A pessoa física pode destinar até 3% do imposto até o dia 30 de abril. Para a pessoa jurídica, a dedução é de até 1% do imposto.

2 Até o fim de abril, prazo para a entrega da declaração do IR, somente 3% poderá ser utilizado para aplicar em instituições locais. O valor deverá ser recolhido por meio da guia Darf, no programa de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física. Ele apura o valor exato a ser deduzido e pode emitir a Darf.

3 Pelas regras da destinação, o contribuinte pode decidir em qual entidade parte do seu Imposto de Renda será aplicado. Basta apontar, na própria declaração, que deseja destinar 3% ao fundo de sua cidade. 

Publicidade

4 Mais informações com a secretaria do Comdica pelo telefone 3715 6230 ou e-mail: [email protected], ou na Copame, telefone 3717 9200 ou e-mail [email protected].

Abrigo

A Copame funciona em regime de abrigo de crianças e adolescentes e é mantida financeiramente por associados; doações da comunidade e de outros países e convênios com cinco prefeituras (Santa Cruz, Vera Cruz, Passo do Sobrado, Vale Verde e Vista Alegre do Prata), além dos lucros da padaria. A instituição, com capacidade para até 45 crianças, acolhe menores de zero a 12 anos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.