As obras para a construção do pontilhão na RSC-287, entre Candelária e Novo Cabrais, começam na próxima segunda-feira, 27. O trânsito teve que ser interrompido no local após uma desestabilização das galerias no quilômetro 153. Para retomar o tráfego, uma ponte móvel foi construída pelo Exército e aberta na sexta-feira, 17.
Por enquanto, o trânsito está em meia pista com o uso de semáforo. De acordo com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), nesta segunda-feira, as perfurações para a construção terão início. Quarenta estacas serão utilizadas para fixação da estrutura em torno da ponte. A máquina que faz este serviço já está posicionada e os materiais, encomendados pela empresa executora da obra, DW Engenharia, já estão chegando.
De acordo com o diretor-presidente da EGR, Nelson Lidio Nunes, assim que o contrato foi assinado, os materiais de ferro começaram a ser encomendados. O prazo da conclusão da obra é de 90 dias. A contratação se deu em caráter emergencial e o custo é de R$ 706 mil reais.
Publicidade
Quando um lado do pontilhão estiver concluído, a ponte móvel será removida e não haverá mais o limite de peso e velocidade que, na estrutura provisória, se fazem necessários por segurança. Conforme Nunes, isto aliviará o desconforto sentido hoje nos momentos de lentidão nos horários de maior fluxo. Atualmente, podem utilizar a estrutura veículos de passeio e de carga que tenham até 4 eixos e 30 toneladas.