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Região

Confira as mudanças que devem ocorrer na rota até a Capital

O novo pacote de concessões de rodovias federais à iniciativa privada pode afetar a conexão entre o Vale do Rio Pardo e a Região Metropolitana. Com a possível criação de praças de pedágio e a desativação de outras, a rota mais utilizada para se chegar a Porto Alegre (via Venâncio Aires) pode se tornar mais cara, enquanto os trajetos mais longos, via Passo do Sobrado e via Rio Pardo, podem baratear.

Ao todo, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), serão 467,7 quilômetros licitados, incluindo trechos da BR-386 e da BR-448 (Rodovia do Parque), além da BR-290 – no trecho que hoje é administrado pela Concepa, mas cujo contrato está em vias de vencer. A previsão é de que a licitação seja lançada em julho.

Essa semana, porém, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Hiratan Pinheiro da Silva, admitiu, em entrevista a uma rádio da Capital, que a Rodovia do Parque pode ser pedagiada. Além disso, especula-se que, dentre as praças que podem ser implantadas na 386, uma delas ficaria na altura de Montenegro. Assim, a rota preferencial dos motoristas do Vale do Rio Pardo (via 287, 386 e 448) passaria a contar com três praças – hoje, há apenas uma.

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Já a atual praça de Eldorado do Sul, por onde passam motoristas que retornam da Capital pelas outras duas rotas, pode ser extinta. Caso isso se confirme, seria possível ir e vir por esses caminhos sem pagar pedágio.
Ao todo, a União projeta investimentos de R$ 1,9 bilhão nas rodovias.

OS TRECHOS QUE PODEM SER PEDAGIADOS ENTRE SANTA CRUZ E PORTO ALEGRE 

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VIA VENÂNCIO AIRES

Como é hoje

  • Rota começa na RSC-287, segue pela BR-386 (Tabaí-Canoas) e termina na BR-116 ou BR-448, conhecida como Rodovia do Parque. Conta com apenas uma praça de pedágio bidirecional na 287, em Venâncio Aires, que é administrada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

O que pode mudar

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  • Podem ser implantadas praças de pedágio na BR-386 (em Montenegro) e na BR-448, já que ambos os trechos serão concedidos à iniciativa privada. Assim, quem optasse por chegar a Porto Alegre pela Rodovia do Parque – que é a rota preferencial atualmente – passaria por três praças. Já quem optasse por chegar via BR-116, passaria por duas.

VIA PASSO DO SOBRADO

Como é hoje

  • Rota começa na RSC-287 e segue pela ERS-405, ERS-244 e ERS-401, chegando a Porto Alegre pela BR-290. Atualmente, quem opta por esse trajeto passa por apenas uma praça de pedágio, em Eldorado do Sul. A cobrança, porém, ocorre apenas no sentido Capital-Interior. A antiga praça de Charqueadas foi extinta.

O que pode mudar

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  • A praça de pedágio de Eldorado do Sul pode ser extinta.  Assim, seria possível ir a Porto Alegre sem pagar pedágio.

VIA RIO PARDO

Como é hoje 

  • Rota começa na BR-471 e segue pela BR-290 até Porto Alegre. Desde que foi desativado o pedágio de Rio Pardo, quem segue por esse trajeto passa apenas pela praça de Eldorado do Sul, e somente no retorno.

O que pode mudar

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  • A praça de pedágio de Eldorado do Sul pode ser extinta. Assim, seria possível ir a Porto Alegre sem pagar pedágio.

A RELAÇÃO
Confira todos os trechos no Estado que serão concedidos à iniciativa privada:

  • BR-101: da divisa com Santa Catarina até o entroncamento com a BR–290, em Osório.
  • BR-290: do entroncamento com a BR-101 (em Osório) até o quilômetro 98 (próximo à ponte do Guaíba)
  • BR-386: do entroncamento com a BR-285/377 (para Passo Fundo) até o entroncamento com a BR-448 (Rodovia do Parque)
  • BR-448: do entroncamento com a BR-386 até o entroncamento com a Freeway.

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