Com as áreas de banho cobertas pela água, devido a enchente do Rio Jacuí, que iniciou no início de janeiro, poucos banhistas vieram se refrescar neste final de semana nos balneários de Rio Pardo.
Em Porto Ferreira, a área de banho é de apenas quatro metros e poucas pessoas tomam banho no espaço que sobrou. “O pessoal vem aqui e quando se depara com a cheia voltam para a casa”, disse o aposentado Ruy Pohl, um dos poucos banhistas no local.
Nos Ingazeiros, a água está a cerca de seis metros da Avenida Perimetral. Por conta disso, o movimento é fraco. Segundo os salva- vidas do balneário, o local está impróprio para banho, já que o solo pode conter cacos de vidro e outros materiais perigosos. A água também corre o risco de estar contaminada, devido a cheia e aos esgotos que foram submersos.
Publicidade
Já no Santa Vitória a praia foi totalmente engolida pela água e somente é possível chegar no local de barco. Neste domingo, o nível do Rio Jacuí, na jusante da Barragem do Anel de Dom Marco era de 11,95 metros, sendo que o nível normal é de sete.