Desta vez, foram as chuvas dos últimos dias que comprometeram o andamento das obras do viaduto no antigo trevo Fritz e Frida. No entanto, mesmo com cerca de 30 dias de atraso no cronograma, que previa a conclusão da estrutura entre fevereiro e março, uma equipe formada por 55 pessoas trabalha de forma intensa no local para que, em breve, esse antigo anseio da comunidade santa-cruzense seja concretizado.
Quem passa pela RSC–287 pode notar que falta pouco para que o viaduto seja considerado pronto. A estrutura, feita quase exclusivamente com material pré-moldado, já está com as vigas e as lajes colocadas. De acordo com o engenheiro da empresa responsável pela obra, Fábio Medeiros, aproximadamente 85% da construção foi concluída. Ontem, foi realizada a amarração da última viga transversal, que dá sustentação à laje.
Nas partes em que os aterros já estão finalizados, foi colocado o terramesh – uma peça de contenção para acumulados de terra. As próximas etapas consistem em concretar o tabuleiro, onde circularão os veículos; ligar as elevações ao viaduto e realizar detalhes de acabamento. “Esses serviços são impossíveis de serem executados com chuva”, afirmou.
Publicidade
Medeiros disse que o último prazo acertado – até março – não poderá ser cumprido por conta das chuvas que atrapalharam o andamento das obras. Por enquanto, não há previsão para a entrega do viaduto, mas na próxima semana o cronograma deve ser realinhado em reunião com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A expectiva é que seja estabelecida uma nova data.
Acesso da Melvin Jones será liberado em 15 dias
Dentro de 15 dias, o novo acesso da RSC-287 à Avenida Melvin Jones deve ser completamente liberado. Para tanto, conforme o engenheiro da empresa responsável pela obra, Fábio Medeiros, falta somente o meio-fio e os canteiros. Ontem, o processo de finalização foi iniciado com a remoção do pavimento antigo. A rótula no quilômetro 101 da rodovia faz parte das obras de duplicação de 4,2 quilômetros, entre o posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar e a Avenida Melvin Jones (no início da descida do Pínus Parque). O local se torna, assim, uma nova entrada para o Centro, via Jardim Europa.
Publicidade
Até o momento, a duplicação está com cerca de 1,8 quilômetro totalmente finalizado. Alguns pontos estão com brita ou pó de asfalto e outros praticamente nem foram mexidos. É o caso do trecho entre o viaduto e o Comando Rodoviário, onde as obras estavam paralisadas em razão da falta de recursos. Medeiros acredita que, após o término do viaduto, a duplicação se desenvolverá com mais agilidade.