Doze sacerdotes da Diocese de Santa Cruz do Sul assumirão novas funções em paróquias da região em 2017. O objetivo das mudanças é atender às necessidades espirituais e administrativas da comunidade católica, baseadas nas particularidades de cada paróquia. Ao divulgar a lista de transferências, o bispo dom Aloísio Dilli informou que os padres demonstraram disponibilidade e solicitou que as comunidades acolham os religiosos e os ajudem no ministério. “O Reino de Deus exige sacrifícios”, disse.
Em Linha Santa Cruz, o padre Roque Hammes permanecerá, mas vai assumir novas funções. A partir do ano que vem, ele se despede do cargo de pároco da localidade para coordenar a equipe da Pastoral Diocesana e vigário paroquial. A função será deixada pelo padre Eleutério Orsolin, que continua como reitor do seminário São João Batista, de Linha Santa Cruz, e assume a paróquia Espírito Santo. Quem se despede de lá é o padre Jolimar Lemos da Silva, que vai se dedicar somente à função de pároco da Rede Jesus Mestre da Palavra, cargo que já ocupava.
A Rede Jesus Mestre da Palavra e a paróquia do Espírito Santo serão deixadas pelo vigário paroquial, o padre Valcir Manoel da Silva, que assumirá a mesma função, mas nas paróquias Nossa Senhora de Lourdes, de Monte Alverne, e Nossa Senhora da Natividade, de Vila Arlindo. Vai à Paróquia Santos Mártires das Missões, de Linha Santa Cruz, o padre José Renato Back, que deixa o cargo de vigário paroquial da Catedral. O padre Paulo Hoffmann permanece na paróquia São João Batista, de Arvorezinha, e foi nomeado ainda para a comunidade São José do Patrocínio, de Itapuca. Junto com ele, mas na função de vigário paroquial, assume o padre Rafael Stein.
Publicidade
O cargo era ocupado pelo padre Recieri Concolato, que passa a ser pároco da paróquia Nossa Senhora da Purificação, de Putinga. O padre Guido Vogt se despede dessa função para assumir a paróquia Santa Terezinha, de Herveiras. Por necessitar de tratamento de saúde, o padre Pergentino Pivatto deixa a paróquia Nossa Senhora da Purificação, que passa a ser coordenada pelo padre Fabrício Niederle, que também é reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Arroio do Meio.
O frei José Müller vai assumir, além da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Progresso, onde já trabalhava, as paróquias Nossa Senhora de Lourdes, de Marques de Souza, e Santo Antônio, de Pouso Novo. A seu lado, como vigário paroquial, foi nomeado o frei João Renato Puhl, que se encontrava em Hulha Negra. Retornando de Jerusalém, o frei Jorge Egídio Hartmann assumirá o cargo de vigário paroquial da comunidade São Cristóvão, de Lajeado.
Publicidade