A Brigada de Incêndio do Hospital Santa Cruz (HSC) realizou nesta quinta-feira, dia 15, mais uma simulação para treinamento de seus voluntários. O exercício foi realizado no turno da manhã em um dos locais de risco da empresa, localizado na Central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).
O cenário montado foi de um vazamento de gás, com o responsável técnico sendo acionado para efetuar a manutenção no local. Enquanto realizava a atividade, foi simulada uma explosão, iniciando o incêndio que deixaria o técnico com graves queimaduras. O treinamento incluiu o resgate e o socorro do funcionário.
A Brigada de Incêndio é um grupo de pessoas treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar o atendimento em situações de emergência. Ela tem também como atribuições organizar ações de prevenção como avaliação dos riscos existentes, inspeções dos equipamentos de combate a incêndio, inspeções das rotas de fuga, orientações à população fixa e flutuante e ainda exercícios simulados.
Publicidade
Na área de emergências estão capacitados a identificar a situação de risco, alarme e abandono de área, acionamento do Corpo de Bombeiros, primeiros socorros e combate a princípios de incêndio. No Hospital Santa Cruz a Brigada de Incêndio conta com 62 brigadistas, divididos por pavimentos e turnos.
Para fazer parte da equipe, o funcionário, de forma voluntária, se inscreve no setor de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Precisam ter mais de 18 anos, serem efetivos na Instituição e terem boas condições de saúde. Após passam por treinamentos teóricos e práticos.
Publicidade