No Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) e a Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul uniram forças na batalha contra o mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Nessa sexta-feira, militares e agentes orientaram alunos da Escola Estadual Santa Cruz. Eles fizeram uma pequena fala sobre as formas de eliminação dos possíveis criadouros e ainda inspecionaram o local.
“As crianças chegarão em casa e vão falar aos pais sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao mosquito. Faremos ações semelhantes todas as sextas-feiras. Iniciamos aqui por ser uma escola parceira do 7º BIB”, afirmou o tenente Rodrigo Ivan Limberger. “Estamos longe da infestação do mosquito graças a um trabalho no ano todo. Mas temos que frisar o fato de não estarmos totalmente livres do Aedes aegypti. O reforço do 7º BIB amplia o poder de vigilância. Precisamos eliminar criadouros, locais com água limpa e parada, para que o mosquito não possa depositar os ovos”, frisou o coordenador do departamento de ações de combate ao Aedes da Vigilância Sanitária, Leonardo Rodrigues.
Ações parecidas são realizadas em todo o País, mobilizando diversos segmentos para conscientizar a população sobre a prevenção às doenças, mais comuns durante o verão. “A diminuição dos mosquitos vai impactar diretamente na redução do número de pacientes, por isso a importância dessas ações nas escolas, empresas e casas”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta semana.
Publicidade
Nessa sexta-feira, em Porto Alegre, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou que o governo federal vem realizando campanhas de conscientização e pesquisas, com a finalidade de banir o mosquito da dengue. Lembrou ainda que as Forças Armadas entraram no esforço eas equipes de saúde estão sendo preparadas para atender as pessoas.
“O governo federal tem feito a sua parte. Os investimentos foram potencializados. Comparando 2016 com 2015, houve um aporte de mais de R$ 580 milhões. E agora, essa iniciativa de promover essa campanha para unir toda a sociedade”, acrescentou.