Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Thomaz Flores

Canalização deve ficar pronta no fim do mês

Uma das etapas que antecedem a pavimentação da Rua Thomaz Flores, em Santa Cruz do Sul, deve ser concluída no final deste mês. A previsão é do gerente da Corsan, Armin Haupt. Iniciada pela companhia há cerca de 20 dias, a obra é complexa. Ela contempla a instalação de uma nova rede hídrica perto do meio-fio, ao longo de toda a via, no trecho que vai da Rua Major Pedro Santana até a Borges de Medeiros. Por enquanto, os serviços estão na fase de colocação dos canos. Depois, ainda terá que ser feita a ligação dos novos ramais e o isolamento da rede atual. 

Outra frente de trabalho da Corsan é na Rua Augusto Spengler, onde a canalização já foi finalizada. “Estamos na fase de ligar os novos ramais e desativar os velhos”, explicou Haupt. Na rua, foram instalados 1,5 mil metros de rede de 50 milímetros e 1,4 mil, de 100 milímetros. Os canos foram colocados sob as calçadas. A expectativa de Haupt é de que o serviço esteja pronto em 15 dias. Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Leandro Kroth, essas etapas são fundamentais para as próximas fases. “A Corsan está realizando o serviço de deslocamento ou aperfeiçoamento das redes hidráulicas antes do asfaltamento, para evitar que no futuro seja preciso abrir as ruas para consertos”, afirmou.


Haupt: trabalho é completo

Publicidade

Enquanto isso, a Prefeitura dá sequência à pavimentação da Augusto Spengler. “Estão sendo feitas as remoções localizadas do pavimento onde o subsolo tem baixa capacidade de suporte, para recompor com material adequado”, explicou a engenheira Diani Sopelsa, da Secretaria de Transportes. Também contemplada com o projeto, na Rua Tiradentes já houve a instalação da rede de esgoto, a colocação de concreto em frente a paradas de ônibus e a primeira camada de asfalto, chamada de regularização, a fim de corrigir  a depressão do calçamento.

Três vias já foram asfaltadas

Das dez vias previstas para serem pavimentadas nesta primeira etapa, três estão asfaltadas. São elas a Avenida Melvin Jones, a Rua Assis Brasil e parte da Dona Flora. Entretanto, conforme Diani Sopelsa, apenas a primeira está com todas as obras concluídas – nas outras duas, ainda faltam serviços de acessibilidade ou sinalização. Na 28 de Outubro, a pavimentação chegou a ser iniciada, mas foi interrompida porque a drenagem e a instalação da rede hidráulica ainda não haviam sido concluídas. O gerente da Corsan, Armin Haupt, afirma que até agora a companhia encerrou os serviços nas ruas 28 de Outubro, Assis Brasil – ambas com novas redes hidráulicas sob as calçadas – e Tiradentes, com a implementação da rede de esgoto.

Publicidade

A primeira etapa de pavimentação abrange ainda as ruas Gaspar Silveira Martins, Capitão Fernando Tatsch, Galvão Costa e Paul Harris. Segundo Kroth, serão investidos cerca de R$ 8 milhões, financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As intervenções são feitas pela Treviplan Engenharia Ltda. e pela Conpasul. O cronograma é de seis a oito meses, porém, os serviços são executados na medida em que os valores são liberados pelo BRDE e as etapas da Corsan são finalizadas. Ainda conforme o secretário de Obras, na segunda etapa, que inclui a pavimentação da Thomaz Flores, serão aplicados cerca de R$ 4 milhões.

Mais obras no Centro

Fora os serviços que antecedem o asfaltamento anunciado pelo Executivo, a Corsan ainda está com equipes nas ruas Presidente Prudente de Morais, Presidente Rodrigues Alves e Presidente Campos Sales, de acordo com Haupt. Nessas vias, estão sendo colocadas redes de esgoto. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.