A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul deu início, na noite de terça-feira, 25, às atividades do Programa Empreender no município. O evento de lançamento lotou as dependências do restaurante Santa Fé Grill, com a presença de mais de 40 pessoas entre autoridades, representantes da coordenação do projeto no Estado, lideranças empresariais do município e região e empresários de potenciais núcleos setoriais. Reconhecido como um impulsionador para os pequenos negócios, o Empreender está presente no Brasil há 20 anos. Em 2016, o projeto foi retomado, beneficiando mais de três mil empreendimentos por meio de 60 Associações Comerciais. Santa Cruz do Sul foi um dos oito municípios gaúchos contemplados para desenvolver o programa, por intermédio da ACI, que terá agora o desafio de formar cinco núcleos da cadeira produtiva local nos próximo 18 meses.
“Estamos muito satisfeitos por atingirmos mais uma das metas do projeto ACI 2015-2025”, declarou o presidente da ACI, Ario Sabbi, na abertura do evento. Referindo-se ao planejamento estratégico da atual gestão, que prevê ações para preparar o desenvolvimento da entidade para a próxima década, Sabbi ressaltou que o Empreender terá um papel fundamental, principalmente na formação de novas lideranças e no estímulo ao empreendedorismo.
O presidente da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS (Microempa), Jovenil Vitt Lima, e o gerente executivo da entidade, Luiz Carlos Tonet , participaram do evento, juntamente com coordenador estadual do Empreender, Antônio Carlos Bressan. A Microempa é parceira da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e do Sebrae no desenvolvimento do Empreender no Rio Grande do Sul. Vitt relatou a experiência bem-sucedida do programa na sua cidade, Caxias do Sul. “Recentemente, dois projetos de núcleos do município ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, em uma premiação nacional do Empreender”.
Publicidade
O empresário, que também integra um núcleo setorial do programa – o de Mobiliário – disse que os resultados do Empreender são visíveis não somente nas empresas participantes, que ganham mais competitividade no mercado, mas se refletem também na comunidade onde estão inseridas, gerando desenvolvimento. “Em Santa Cruz do Sul, pelo nível de comprometimento da ACI e o envolvimento do empresariado que presenciamos neste lançamento, o projeto tem tudo para dar certo”, afirmou.
Experiência local – Mathias Bertran, empresário e vereador eleito no último pleito, apresentou sua experiência pessoal sobre os benefícios de ações como o Empreender para a gestão dos negócios, principalmente das micro e pequenas empresas. A frente de projetos na Diretoria da ACI e sócio-proprietário da Lisaruth Delícias Caseiras – empresa do ramo de panificação e confeitaria – ele propõe a formação de um núcleo setorial de Cucas por meio do projeto. “Podemos alavancar ainda mais este segmento que hoje já é um produto símbolo da cidade”, enfatiza.
Publicidade
O papel da ACI nesse processo foi evidenciado pelo vice-presidente da entidade e Delegado CRA/RS em Santa Cruz, Lucas Rubinger. Ele fez uma breve retrospectiva das ações da atual gestão, destacando o planejamento estratégico que deu origem ao projeto ACI 2015-2025. “Todo o nosso trabalho está focado na construção em um novo conceito de ACI como um hub de negócios, geradora de informações e oportunidades para as empresas e à comunidade. Esse é o legado que queremos deixar para as próximas gestões e o Empreender faz parte desta ação”.
O Projeto
Detalhes sobre o funcionamento do Empreender foram apresentados pela consultora Letícia Borges, que atuará como orientadora e facilitadora dos núcleos setoriais em Santa Cruz. A metodologia do programa foi criada para estimular a competitividade empresarial e o associativismo na prática. Reunidos em núcleos setoriais, empresários de um mesmo segmento definem demandas comuns e, com o apoio da consultora, buscam soluções de forma coletiva, tendo a ACI como suporte e meio de sustentabilidade. “Ao propiciar a união entre as empresas, o Empreender aumenta as possibilidades dessas organizações de inovar, criar novos mercados, reduzir os custos e aumentar os lucros.”, explica Letícia.
Publicidade
Um dos fatores de sucesso do Empreender está na simplicidade e no estímulo à participação coletiva. São as entidades empresariais que orientam os empresários na tomada de decisão. Assim, quem decide o que, como e quando fazer são os próprios empresários.
No evento também foi apresentado o Comitê Consultor do projeto que terá a função de apoiar as ações nos núcleos. Integram o grupo representantes do Sebrae/RS, Banco do Povo, Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), Conselho Regional de Administração do RS, por meio de sua Seccional na cidade, além de gestores e da própria ACI.
Segundo o executivo e coordenador do projeto na entidade, Cassiano Steinhaus, a cerimônia deu início aos trabalhos para formação dos núcleos setoriais. A ACI pretende formar os núcleos de Turismo, Casas Geriátricas, Escolas Infantis, Cucas, Multissetorial de Desenvolvimento e Qualidade e Multissetorial dos Comerciantes da 28 de setembro. “Essa é uma excelente oportunidade de crescimento empresarial para os empreendedores do município”, ressalta.
Publicidade
O projeto é dirigido aos associados da entidade e não tem custo para participação. Mais informações na ACI pelo fone (51) 3713-1400 ou e-mail [email protected]