As eleições municipais ocorrem somente neste domingo, 2, mas o sábado também está sendo de votação em todo a região Sul do Brasil. O movimento separatista “O Sul é meu país” promove, nos três estados, um plebiscito informal, onde a população pode opinar se apoia ou é contrária ao movimento.
Na região Centro Serra, há dezenas de urnas disponibilizadas para votação. Conforme Dionathas Mateus Bagiotto, líder local do movimento, cerca de 35 pessoas estão trabalhando voluntariamente nos municípios da região para garantir a realização do plebiscito.
Até o final da manhã, Bagiotto considerou positiva a participação da população em Sobradinho. “A ideia é que esta urna aqui da Praça 3 de Dezembro, fosse itinerante, mas ainda não conseguimos sair daqui”, explica. Segundo ele, a meta inicial, que era de 600 assinaturas, foi facilmente superada somente pela manhã. Em Arroio do Tigre, as adesões também superam as expectativas. Mais de mil votos já foram registados.
Publicidade
A votação do plebiscito se estende até às 20 horas. Após, será feita a apuração, e o número total de votantes será lançado em um sistema online. O resultado oficial do plebiscito porém, só será divulgado na próxima semana.