Quando se fala em Semana Farroupilha e cultura gaúcha, geralmente o primeiro pensamento que vem à mente são meninas usando vestidos de prenda e flores nos cabelos, acompanhadas de peões de bombacha e lenço no pescoço, coreografando a dança do pezinho. A programação do quarto dia de festejos, no entanto, serviu para lembrar da influência do imigrante alemão nas tradições rio-grandenses. Na tarde dessa sexta-feira, o grupo de danças alemãs da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dona Leopoldina se apresentou no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Amizade e dividiu o palco com as invernadas artísticas da entidade.
Essa integração entre culturas está em evidência na Dona Leopoldina. Com quase 20 anos de existência, o grupo de danças alemãs é coordenado pela diretora da escola, Gerda Inês Schuh Julich. Neste ano, um projeto de danças tradicionais gaúchas foi iniciado no educandário. Conforme a vice-diretora da Emef Dona Leopoldina, Daniela Beatriz Henkes, o fato de a escola estar localizada em Linha João Alves e não ter nenhum CTG lá fez com que surgisse a ideia de introduzir o tradicionalismo no dia a dia dos alunos. “A comunidade é basicamente de origem alemã. Queremos, agora, conquistar espaço para a cultura gaúcha na comunidade”, explicou.
Durante a manhã, 160 crianças participaram de atividades culturais e artísticas. Já no período da tarde, 200 estudantes integraram as oficinas. Para a vice-diretora, as rondas são importantes para que os alunos tenham contato com músicas e costumes diferentes. “Eles dominam a dança e a cultura alemãs. Hoje tiveram a oportunidade de aprender outras danças”, observou. A Emef Dona Leopoldina tem 130 alunos e quase 50 participam dos grupos de dança da escola.
Publicidade
Comunidade participa das atividades
A programação da Semana Farroupilha de Santa Cruz se iniciou nessa terça-feira e, desde então, tem levado a comunidade para dentro dos CTGs do município. São oficinas, apresentações artísticas, jantares típicos e bailes para gaúcho nenhum botar defeito. No início da noite dessa sexta-feira, mais uma atração foi confirmada. Trata-se de Ricardo França, que subirá ao palco na tarde de terça, às 14 horas, no Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul.
Para a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Maria Nilza de Oliveira Paz, a semana tem sido muito positiva. De acordo com ela, a comunidade lota os CTGs para conferir a programação diversificada e o objetivo de integrar as pessoas ao mundo tradicionalista está sendo alcançado. Maria Nilza acredita que o sucesso verificado nos primeiros dias deva se repetir durante este fim de semana, com as rondas dos CTGs Rincão da Alegria e Tio Ítia.
Publicidade
PROGRAMAÇÃO
Dia 17, sábado
Local: CTG Rincão da Alegria
Publicidade
7h30 – Recepção da Chama Crioula
10 horas –Atividades recreativas
12 horas – Almoço
Publicidade
14 horas – 1º Chimarrão das Prendas do CTG Rincão da Alegria
20 horas – Jantar
21 horas – Tertúlia livre
Publicidade
22 horas – Baile gaúcho com o grupo Novos Tropeiros
Dia 18, domingo
Local: CTG Tio Ítia
9 horas – Recepção da chama crioula 11 horas – Atividades culturais 12 horas – Almoço 14 horas – Atividades artísticas, recreativas e campeiras 19 horas – Missa crioula 20 horas – Jantar 22 horas – Baile Gaúcho com o grupo Novos Tropeiros n