Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Perícias

Unidade do IGP na cidade apenas em um ano

Está praticamente tudo pronto para Santa Cruz do Sul receber uma unidade do Instituto Geral de Perícias (IGP). A estrutura para o Posto de Coordenação Regional de Perícias, que atenderá à demanda desse tipo de serviço na região, já foi construída. Porém, a falta de técnicos e médicos-legistas deve atrasar o início dos trabalhos até outubro de 2017.

Na manhã dessa sexta-feira, o diretor do Departamento de Perícias do Interior (DPI), Marco Antonio Aurélio Curcio, esteve em Santa Cruz para visitar o local que irá receber o Posto de Perícias. O espaço, no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania, será entregue pela Prefeitura ainda neste mês. “Vim tratar da cedência desse espaço para o IGP. A cidade, enfim, vai contar com o posto regional, mas ele só começará a atuar após o concurso público que será realizado ainda neste ano para novos profissionais em perícia”, explicou.

Curcio, no entanto, confirma que, de forma imediata, a sala a ser destinada ao IGP vai receber o posto médico legal e o setor de atendimento de mulheres vítimas de violência. “Isso já daqui a um mês, no máximo. No restante, apenas em outubro do ano que vem, os novos técnicos e médicos chegarão a Santa Cruz”, explica.

Publicidade

Hoje todo o Vale do Rio Pardo é atendido por peritos de Santa Maria, o que demanda tempo e, muitas vezes, prejudica o trabalho. Segundo Curcio, a unidade local poderá contemplar a região e também o Vale do Taquari. “Este posto vai inclusive desafogar outras coordenadorias, que acabam ficando um dia inteiro sem funcionários, pois eles precisaram viajar para atender alguma ocorrência por aqui.” A parceria do Estado com a Prefeitura já está fechada, através de um convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública. “As tratativas duraram alguns meses e estamos finalizando o acordo.”

O edital para o concurso de peritos deve ser lançado pelo governo do Estado ainda neste mês. Depois, inicia-se o processo seletivo e, posteriormente, o curso de formação. Santa Cruz receberá dois médicos-legistas e quatro peritos criminais.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.