Em fila, as crianças esperavam ansiosas pela próxima armada. Quando finalmente chegou a vez do integrante do projeto Mirinzinho, Kauã Vitor de Moura, de 6 anos, a corda girou com os movimentos de braço meio desajeitados do menino até que foi arremessada em busca das aspas da vaquinha parada. O dia de tempo firme e ensolarado propiciou a repetição dessa cena com centenas de crianças durante toda a tarde de ontem, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros de Santa Cruz, palco do terceiro dia de rondas da Semana Farroupilha.
O foco de Kauã era acertar o “boizinho”. Meio sem jeito, ele olhava atento as explicações dos monitores da oficina de vaca parada. Segundo ele, a teoria era fácil: “gira o braço segurando a corda em cima da cabeça e acerta no boi”. Contudo, na prática, não teve muito êxito. “Vou tentar até acertar”, sentenciou. A brincadeira campeira foi o primeiro contato dele com o laço e até mesmo com a pilcha que usava, pois nunca participou de um rodeio.
Conforme a esposa do capataz da Invernada Campeira do CTG Lanceiros de Santa Cruz, Josiane Cassanta, o objetivo de levar a lida campeira às crianças é colocar em evidência as atividades de campo que se utilizam do cavalo, como é o caso do tiro de laço. Segundo ela, a brincadeira da vaca parada é simples de ser ofertada nos dias de ronda, já que o animal de brinquedo pode ser feito artesanalmente, somente usando madeira. Além disso, prende a atenção das crianças, porque não é uma tarefa fácil de ser realizada.
Publicidade
Já dentro do CTG, as oficinas eram de dança das cadeiras e desenho. Durante todo o dia, diversas escolas e projetos que envolvem estudantes e a terceira idade circularam pelo local. À noite, houve jantar e apresentações artísticas. Para encerrar, foi realizado baile com o grupo Novos Tropeiros.
Programação
Local: CTG Tropeiros da Amizade
Publicidade
9 horas – Recepção à chama crioula
10 horas – Atividades artísticas e culturais
12 horas – Almoço
14 horas – Atividades culturais e campeiras
16 horas – Atividades artísticas
20h30 – Jantar
21 horas – Tertúlia livre
22 horas – Baile Gaúcho com o grupo Novos Tropeiros